tirar_fotos_criativas 

Existe um monte de pessoas querendo aprender como tirar fotos criativas, então vamos dar uma olha nos requisitos básicos de um fotógrafo para tirar fotos impactantes que capturam a atenção dos seus espectadores fotográficos. Confira!

Se você deseja saber como tirar fotos criativas, antes de qualquer coisa, precisa entender o que é uma foto criativa, para só então partir para criar as suas próprias fotos criativas. Podemos definir o que é criatividade fotográfica, ou uma foto criativa, da seguinte forma: 

Criatividade, nesse caso, é conseguir o que chamamos de “pensamento fora da caixa”, ou pensar aquilo que ninguém pensou antes. Esse é o tipo de criatividade que desejamos para nossas fotos criativas. Se nós devemos “pensar diferente”, então devemos traduzir isso para um “olhar diferente” sobre cada assunto a ser fotografado. 

Fotos Criativas são aquelas que impactam o espectador, que faz você não querer parar de olhar, que quanto mais você as olha, melhor elas parecem. Esse tipo de imagem se sobressai das outras, e é esse o tipo de foto criativa que devemos buscar. 

Podemos conseguir essas imagens impactantes ao utilizar algumas técnicas fotográficas, junto com algumas dicas interessantes: 

Fazendo Efeitos Através do Obturador e da Abertura 

Uma das principais ferramentas usadas para tirar fotos criativas é trabalhar com a abertura e com a velocidade do obturador da sua câmera fotográfica. 

A escolha da velocidade do obturador pode fazer uma grande diferença em suas fotografias de paisagens ou de pessoas praticando esportes. O obturador por ser usado tanto para isolar um assunto como para congelar um movimento muito rápido. 

Os controles de abertura definem a quantidade de luz que entra em sua câmera. Isso pode ser usado para controlar o foco da imagem e criar um efeito chama DOF. Você pode alterar a profundidade de campo para criar fundos embaçados, dando ainda mais ênfase ao assunto da imagem. 

Usando Filtros 

Em muitos casos a luz do ambiente não ajuda a criar mágica em suas fotos, o local escolhido não tem uma cor muito agradável. Para resolver problemas como esse, é possível usar um filtro polarizador, deixando as cores muito mais vivas (céu azul e gramas verdes), isso causa ainda mais impacto em suas imagens. 

Photoshop e Pós-produção 

tirar_fotos_criativas_02

 
 
Outra forma de tirar fotos criativas é corrigir esses problemas técnicos durante a pós-produção, usando softwares editores de imagem poderosos como o Photoshop. Nem sempre a locação ou os elementos da composição estão “conversando”, então você pode usar o Photoshop para remover objetos, mudar o céu, adicionar grama, inserir contextos e até mesmo criar coisas que não existem no mundo real. Essa técnica é uma das mais promissoras na criação de fotos criativas, sendo usada em larga escala por fotógrafos ao redor do mundo.  
 

 

Adquira Cultura para Tirar Fotos Criativas 

Os melhores fotógrafos também são aqueles que gostam de ler bons livros sobre fotografia, estão sempre participando de algum curso de fotografia online ou presencial, além de estarem constantemente buscando novas formas de fazer diferente aquilo que eles (elas) mais gostam: fotografar! 

E você, está entusiasmado (a) agora que sabe como tirar fotos criativas

Abraço!