Em outro post falei sobre a regra dos terços, sobre como devemos colocar nosso assunto para um lado da imagem a fim de criar balanço.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Uma das dúvidas que pairam sobre esse assunto é a seguinte:

“Quando estamos tirando fotos de pessoas, qual lado é melhor para colocá-la, na direita ou na esquerda?”

Existem duas respostas para essa pergunta, sendo uma longa e outra curta.

A resposta curta: Isso não importa.

A resposta longa: Ter dito que isso não importa me permite fazer uma observação.

Como uma regra ( e todos nós sabemos que elas são feitas para serem quebradas) se a pessoa ( isso também funciona com animais) que você está fotografando está olhando em uma direção ou mesmo se sua cabeça esteja apontando naquela direção, o melhor a fazer é colocá-lo no lado oposto do quadro.

Você vai perceber isso melhor nas imagens que ilustram essa página – em cada caso a pessoa não está sendo fotografada diretamente pela cabeça, mas tendo a sua cabeça apontando tanto para a direita quanto para a esquerda. Como resultado, o fotografo deixou algum espaço no lado onde ele está olhando ou apontando. 

O motivo disso é que quanto uma pessoa visualiza uma imagem como uma pessoa olhando em uma direção ou outra, seus olhos caminham para aquela direção. Desde que você esteja dando ao assunto um espaço para ele olhar, você estará criando uma forma natural para que os visualizadores daquela foto também possam fluir por ela. 

Mesmo que a pessoa esteja olhando levemente para o lado, você poderá usar essa técnica.

Abraço!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.