imagens sobrepostas

Se você fotografa há vários anos, provavelmente tem alguma imagem da sua cidade mostrando lugares que já não existem mais. Isso pode ser muito útil no futuro com a utilização de uma nova tecnologia que promete transformar câmeras digitais em máquinas do tempo. Vamos conhecer agora?

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Experiência de Realidade Aumentada Adobe/MIT

maquina do tempo deloreanA Adobe e o MIT descobriram uma forma de combinar duas imagens feitas em épocas diferentes para criar uma experiência de realidade aumentada. Isso vai tornar possível um passeio por locais históricos ainda mais emocionante, até mesmo mostrando imagens de fatos que ocorreram naquele local há dezenas ou centenas de anos.

O novo software que eles criaram utiliza uma técnica de robótica chamada de “homing” visual, que é atualmente utilizada para dirigir máquinas a um local específico. Comparando o que a câmera vê atualmente com imagens históricas, o programa dá instruções de posicionamento e zoom para tornar possível a combinação da foto antiga com a atual. Isso cria uma imagem com resultados muito mais perfeitos do que qualquer outra tecnologia.

Existem aplicativos que fazem algo parecido, como StreetMuseum e até sites como o Historypin.

Esse aplicativo roda direto no laptop, mas no futuro será possível ter esse recurso nas novas câmeras digitais, possibilitando visualizar o passado enquanto imortaliza o presente.

Se você? Já pensou no que é possível fazer com tecnologias como essa?

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.