Programas para Melhorar Fotografias

Se você é um ávido fotógrafo, provavelmente já chegou a um ponto em que deseja fazer mais com suas fotos usando algum tipo de pós-processamento. Do recorte a correção do brilho e contraste retocando seu aspecto, há muitas maneiras de tirar uma foto decente e depois torná-la surpreendente. Isto costumava ser feito em um quarto escuro, mas graças aos computadores e câmeras digitais, este processo é muito mais fácil. Aqui estão os três melhores programas editores de imagens que estão disponíveis no mercado atualmente. Continue lendo...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Photoshop

photoshop cs6 efeitos scarletVocê provavelmente já imaginava que este programa iria constar nesta lista, então vamos falar dele. Apesar de caro (perto de US$ 1000, mas há descontos para estudantes), esse é um programa de edição de imagem de primeira linha. Para muita pessoas um software como esse é até um exagero, mas se você pretende trabalhar seriamente com fotografia, então deve considerar o Photoshop como uma ferramenta essencial. Por esse motivo existe um módulo inteiro sobre Photoshop no Curso de Fotografia - Ponta-a-Ponta.

FastStone Photo Resizer

FastStone Photo ResizerSe você precisa fazer manipulações em massa em grandes lotes de fotos, este programa ajuda de muitas maneiras diferentes. De redimensionar fotos, até adicionar marcas d'água, este programa pode pegar uma pasta de imagens e executar a mesma manipulação em todas as imagens, uma após a outra. Se você trabalha com um monte de fotos - redimensioná-las para a Internet por exemplo - você vai adorar este programa.

Image Resizer Powertoy

Image Resizer PowertoyEsta é uma ferramenta simples, mas é super útil se você tiver que redimensionar algumas imagens aqui e ali. Esta foi originalmente um "PowerToy", lançado pela Microsoft para o Windows XP. No entanto, foi desenvolvido um clone para o Windows 7. Este programa de manipulação de imagens, pequeno e simples, tem muitos fãs pelo mundo a fora. Ele permite que você redimensione uma imagem com apenas um clique no botão direito do mouse. É muito simples!

Encontramos uma série de programas editores de imagem, desde os cheiros de recursos (e caros) até os mais simples e leves (e gratuitos). Normalmente os programas mais simples são especializados em certas tarefas, enquanto os mais caros são generalistas. O importante é ter em mente qual será a finalidade desse tipo de programa em seu estúdio fotográfico. Se você precisa realizar montagens, corrigir cor, brilho, gama, histogramas e muito mais; então prefira o Photoshop. Caso suas necessidades não sejam tão abrangentes, busque uma solução específica para o seu problema.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.