Como Melhorar a Qualidade da Foto com o Photoshop

Melhorar Qualidade da Foto 

Muito se ouve falar sobre os dotes do Photoshop, mas o que é necessário saber para melhorar a qualidade da foto nesse editor de imagens? Vamos descobrir quais são os primeiros passos para realizar esse desejo. Continue lendo...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre fotografia, recomendo que você assista a esse vídeo...

QUERO VER O VÍDEO

Abra sua foto no Photoshop, assim você poderá fazer algumas alterações para melhorar a qualidade da foto. A primeira coisa que você deve fazer é “cortar”. Há uma ferramenta de corte chama “Crop” que irá ajudar a manter a foto centrada no assunto, em vez de no ambiente. Algumas pessoas querem deixar aparecer um pouco da imagem de fundo em torno do assunto, mas a maioria cria esse efeito desfocando o cenário. Usando a técnica de corte, remova os elementos da imagem que você não deseja incluir. Localize o ícone e depois aparecerá uma caixa que lhe permite preservar uma determinada área da foto.

O passo seguinte é observar o brilho a fim de melhorar a qualidade da foto. Existem muitos tipos de câmeras, que apresentam resultados diferentes, mas o fator que mais influencia o brilho é a luz do ambiente onde se está fotografando. Desse modo, para corrigir algumas imagens que estejam muito brilhantes ou muito escuras ou sem definição, você deve recorrer a opção “Enhance” no Photoshop. Após encontrá-la, escolha Brightness/Contrast, em seguida, digite Level. Você vai encontrar um diálogo onde é possível definir a luz da sua foto, movendo os controles deslizantes. O botão Auto Levels serve para deixar o programa ajudar você a decidir a melhor luz.

Quando você deseja reparar a qualidade da cor em uma foto, então deve alterar o nível de saturação e a matiz. Clique no botão Enhance e em seguida escolha a cor na caixa de diálogo. Se você fotografou uma imagem colorida em plena luz do dia, mas a luz deixou a imagem desbotada, basta mover o controle deslizante de saturação até que a imagem esteja ajustada.

Dependendo do que você vai fazer com a foto, você pode precisar redimensioná-la. Por exemplo, se você quiser publicá-la em um site ou e-mail, você precisará alterá-la até o tamanho exigido. O redimensionamento é importante, até porque você não pode enviar arquivos muito grandes através do e-mail. Selecione a imagem e escolha a função “Resize” (redimensionar), nas opções de redimensionamento, escolha o Image Size (tamanho da imagem).

Se você deseja imprimir a foto, então deve escolher um tamanho convencional, por exemplo: 800 x 600 ou 1024 x 768. Outro ponto importante é decidir o aspecto da proporção da imagem, assim você pode cortá-la à razão desejada. Enquanto isso, uma impressora fotográfica específica requer que você redimensione a imagem a fim adequá-la a configuração de DPIs do seu dispositivo.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber como aprender as técnicas fotográficas dos melhores profissionais e fazer fotos incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO