Tokina ou Sigma

Se você está planejando comprar uma lente grande angular para a sua Nikon D5300, veremos agora qual desses duas opções pode ser a mais indicada para o seu caso. Vamos lá!

Você está comprando uma lente Tokina 11- 20 milímetros, mas em seguida a Amazon sugere uma lente Sigma 10-20 mm. Embora o luxo desse 1 milímetro extra ser cativante, a lente Sigma é uma f/3.5. Por outro lado, a luxuosa Tokina é uma f/2.8. Situação complicada, não!? Qual escolher?

Vamos colocar as premissas na mesa e tentar descobrir qual é a solução para um caso desses.

Primeiro de tudo, ambas as lentes são de abertura constante. O brilho desses 2/3 de stop a mais da Tokina não vai fazer muita diferença. Também nesses comprimentos focais, a profundidade de campo é enorme em qualquer abertura, de modo que o bokeh (aquela imagem desfocada de fundo) não é realmente algo a considerar. Além disso, mesmo com pouca luz a distância focal curta, aberturas semelhantes e velocidades mais lentas do obturador, você ainda pode usá-la com segurança, assim a luz também não é um problema.

Quando estiver comprando lentes novas ou usadas

Nikon 12 24mm lenteAlgumas considerações se você tiver comprando novas ou usadas. Se nova, considere a Nikon 12-24mm usada. Caso contrário compre a que você escolheu, usada. A maioria das pessoas que compram uma lente de zoom ultra amplo para uma câmera com sensor tipo crop dificilmente vai usá-la. Assim, você pode encontrar lentes em excelentes condições, praticamente sem uso.

Depois visitar os fóruns dos EUA e ver o que o pessoa fala por lá, percebo que a Tokina recebe muitos feedbacks positivos. Em resumo, ambas as lentes vão funcionar bem.

Lembre-se: Quando você partir para uma câmera full frame, essas lentes serão quase inúteis.

Um amigo que possuiu ambas as lentes relata que as usou extensivamente sobre câmeras Nikon, em momentos diferentes. A Tokina é, na opinião dele, de longe, a melhor lente. Melhor construída, operação mais suave e tem uma pegada melhor para as mãos. É muito afiada, com níveis previsíveis e corrigíveis de distorção. A Tokina funcionou muito bem em condições extremas, da Finlândia até o Panamá. Ele só parou de usar essas lentes porque migrou para um corpo full frame.

Tokina Vence o Comparativo?

Tokina 11 20mm f2.8 lenteÉ verdade que muitos fotógrafos preferem a Tokina 11-20 mm f/2.8 por tudo. Afirmam que a a quantidade de luz que uma Tokina é capaz de capturar em comparação com uma lente f/3.5 é muito maior. Fotografar com pouca luz fica muito mais fácil. Sua abertura mais ampla permite utilizar velocidades de obturação mais elevadas e menor ISO, mesmo em condições de pouca luz. Você pode definitivamente optar por uma lente f/2.8 invés de uma f/3.5.

Conclusão

Definitivamente escolha a Tokina f/2.8. Mesmo que a diferença de distância focal entre a Tokina e a Sigma seja insignificante, a abertura maior de Tokina irá ajudar você muito em longas exposições com um filtro ND, considerando que você vai usá-la para fotografar paisagens.

E ainda, o foco automático funciona melhor com lentes f/2.8.

Espero que isso possa ajudar você a fazer a escolha correta. Abraço!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



Recomendados

Recomendados