melhor camera youtuber

Começar uma carreira como YouTuber pode ser algo tão desafiador quanto qualquer outra profissão. Por isso, o melhor a fazer é dar o seu primeiro passo na direção certa e escolher uma boa câmera, garantindo que a qualidade dos seus vídeos não seja motivo de rejeição. Trouxe aqui algumas ideias que vão ajudar você a entender o que você precisa fazer para produzir vídeos de qualidade e bombar o seu novo canal no YouTube. Vamos lá?

Muita gente diz que é possível fazer bons vídeos usando apenas a câmera do seu celular, mas será que isso é sempre verdade? Será que é possível fazer bons vídeos com qualquer câmera de celular e agradar milhões de pessoas ao mesmo tempo?

Estamos produzindo vídeos para para o nosso canal, em um outro projeto educacional, e isso está nos dando bastante experiência sobre o que é possível fazer com câmeras de baixo custo. Usamos num primeiro momento a câmera de um smartphone de primeira linha, porém tivemos alguns problemas técnicos como o desincronismo entre o áudio e o vídeo, alguns estouros na iluminação e coisas que podem ser facilmente corrigidas, apenas utilizando as técnicas fotográficas que ensinamos aqui no clube da fotografia.

Youtube é Arte

cachorro coloridoEm outro post, citei a estreita relação entre a cinematografia e a fotografia. Se você é um leitor assíduo do nosso site, sabe que o cinema é baseado na fotografia, principalmente porque compartilha da mesma cultura, o que significa que se você aplicar os princípios fotográficos aos seus vídeos, o resultado sempre será positivo.

Todo YouTuber deveria conhecer um pouco sobre produção de áudio, fotografia e efeitos especiais. Primeiramente, deveria dominar a arte da produção de áudio para poder ter um som de qualidade, que é responsável por praticamente 50% da experiência do seu espectador online. Até porque, muitos espectadores apenas ouvem os vídeos, sem nem mesmo se importar com a imagem. Por outro lado, é importante também manter um mínimo de qualidade, para passar uma imagem coerente junto com a sua mensagem.

Você não vai querer que um fundo muito chamativo tire a atenção do espectador da sua mensagem, ou que algum assunto seja muito destacado a ponto de incomodar a quem está assistindo.

Escolhendo um Smartphone para Gravar Vídeos para o YouTube

mulher youtuber celularSe você pretende iniciar seu canal oferecendo vídeos com o mínimo de qualidade de imagem, então, evite usar celulares / smartphones de entrada ou medianos, pois as câmeras que os acompanham são quase sempre de baixa qualidade; principalmente porque produzem muitos ruídos de vídeo. Se você quer gravar com celular, considere no mínimo um equipamento top de linha, da Série S da Samsung ou iPhone da Apple.

Escolhendo uma Câmera DSLR para Gravar Vídeos para o YouTube

mulher youtuber dslrAs câmeras DSLR, além de fazer fotos incríveis, também são capazes de produzir vídeos de alta qualidade. Citei aqui em outro post as câmeras capazes de gravar vídeos com resolução 1080p. Como essa é uma solução um pouco mais dispendiosa do que apenas usar o seu smartphone para gravar os primeiros vídeos, é sempre bom tomar bastante cuidado a fim de escolher o equipamento certo.

Seria ótimo se você tivesse um pouco mais de conhecimento, para saber por si mesmo, como escolher uma boa câmera para gravar os seus vídeos. Porque o resultado dessa escolha pode variar bastante e talvez você acabe comprando um equipamento equivocado, que não vai fazer o que você precisa. Por exemplo, se você pretende filmar cenas de ação, como suas aventuras de skate, então, uma Panasonic GH5 será a câmera ideal para o seu caso, por sua capacidade de exposição em alta velocidade, o que favorece e muito a captura dessas imagens mais dinâmicas.

Por outro lado, se você planeja filmar tutoriais de cozinha, então, você poderia se beneficiar muito dos poderosos sensores full-frame, que podem proporcionar uma profundidade de campo enorme e uma grande riqueza de detalhes. Vou dar apenas dois exemplos de câmeras distintas, que poderiam resolver o seu problema como YouTuber.

Se você pretende apenas filmar blogs, uma boa câmera será algum modelo da Nikon, da série D 5.000 em diante. Essas câmeras são consideradas baratas, pelo que elas são capazes de proporcionar, além de possibilitarem o giro do viewfinder (tela de câmera) para que você veja o que está gravando, o que é bom, principalmente no caso de um vlog.

Todos aqueles problemas, por não suportar as lentes com autofoco mais antigas, são resolvidos pelo simples fato de que o autofoco não funciona muito bem com vídeo. Se você tem uma lente Nikon mais antiga, com foco manual, então, ela vai funcionar tremendamente bem para fazer vídeos.

Eu vejo também, muita gente utilizando a Canon T5i, que é uma versão pouco melhorada e um pouco mais cara que a T5. Desse modo, vale muito a pena investir um pouco mais e partir para a versão T5i, com aqueles recursos extra, que são ótimos para um YouTuber, principalmente pela capacidade de conectar um microfone externo ao seu corpo.

canon eos rebel t5i ef s 18 55mm is stm lens 3q open d

Nem Tudo é Responsabilidade da Câmera DSLR

iluminacao youtuberFazer vídeos envolve alguma iluminação indireta, e você pode conseguir isso utilizando uma lightbox em formato guarda-chuva ou improvisando com uma folha A4 na frente da lâmpada do refletor. Em nosso estúdio, conseguimos uma iluminação bem agradável, que funciona muito bem com o controle automático de exposição da câmera do nosso smartphone.

Finalmente, alguns equipamentos não são recomendados, porque eles farão seu vídeo parecer muito depreciado. Até mesmo a iluminação pode depreciar a qualidade da imagem do seu vídeo. Claro, vejo canais crescendo muito rápido, mesmo com imagem ruim, porém é nosso dever produzir imagens com a melhor qualidade possível, tudo para servir nossos fãs com o mínimo que eles merecem.

Espero que essas dicas possam ajudar você a dar os seus primeiros passos em direção ao sucesso como YouTuber.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



Recomendados

Recomendados