canon ou nikon qual e a melhor

Muita gente anda perguntando: qual é a melhor marca de câmera digital, Canon ou Nikon? Talvez você também tem essa dúvida, então nós vamos tentar responder essa questão polêmica nesse post. Você vai conhecer a opinião de vários profissionais da fotografia sobre esse assunto. Vamos lá?

Canon ou Nikon qual é a melhor

mulher fotografando floresEstivermos falando aqui sobre câmeras fotográficas semi-profissionais para iniciantes e naquele post falávamos de um modelo Canon que acreditamos ser o melhor para a maioria dos entusiastas da fotografia, pelo menos nesse momento.

Hummm... Então, isso quer dizer que a Canon é melhor do que a Nikon? Não necessariamente...

Se você teve contato ou estudou um pouco sobre filosofia, sabe que é possível defender um ponto de vista em detrimento de outro. Fazer alguém acreditar que o defendido é melhor do que o acusado, é algo muito comum e pode ser considerado uma espécie de hack do cérebro. Não é exatamente isso que eu quero fazer aqui hoje com você, tratando de um tema tão delicado.

Pensando de forma ética, vamos analisar os fatos e descobrir exatamente qual é a melhor marca de câmera fotográfica digital entre as lendárias Canon e Nikon, afim de encontrar a melhor solução para o seu caso específico. Vamos fazer isso da forma mais simples e fácil possível, para que você não saia daqui perdido(a), com ainda mais dúvidas.

Você precisa de um motivo emocional?

fotografo motocrossEstive consultando uma série de amigos fotógrafos norte-americanos: questionei exatamente sobre os motivos que levam uma pessoa a trocar de marca de câmera fotográfica. Por lá (EUA) é muito comum vermos os profissionais da fotografia de esportes, principalmente o futebol, e é fácil perceber que a Canon lidera em popularidade entre esses fotógrafos. Outra vez, isso não quer dizer que a Canon é a melhor para fotografar esportes de ação.

Uma opinião unânime entre todos os fotógrafos é a de que ambas as marcas possuem excelentes conjuntos de corpos e lentes, e suas diferenças são meramente técnicas e muito específicas. Explico melhor a seguir...

Quer dizer que a decisão de escolher uma marca ou outra, pode ser influenciada tanto por um motivo emocional quanto por um motivo técnico/racional.

Canon ou Nikon para Fotografar as Estrelas

astrofotografia com dslrSe você curte astrofotografia, tecnicamente a Nikon D810A 36mp é uma escolha acertada, por ter o corpo e o sensor especializado para essa finalidade. Existem algumas empresas especializadas em adaptar câmeras fotográficas para operar como astrocâmeras, porém a solução de fábrica é oferecida e homologada atualmente pela Nikon. Lembrando que a astrofotografia pode ser muito danosa para o sensor de sua câmera, principalmente se você tiver pouca experiência nesse ramo. Volto a falar mais sobre isso, em outro post.

Canon ou Nikon para Fotografar Macro

fotografia macro com dslrSe você pretende fazer fotografias macro extremamente impactantes, então você precisa conhecer essa lente Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro Photo. Esse é um recurso único que a Canon oferece com suas lentes, que podem aumentar entre 1 e 5 vezes o assunto em macro.

Veja se você pretende fotografar o micro, a Canon e suas lentes magnificantes são a solução do momento. Por outro lado, se você pretende partir para astrofotografia e não quer ver o sensor da sua câmera estourando, a Nikon tem a solução com o modelo D810A.

Pontos fortes e fracos entre Nikon e Canon

lentes xadrez2Alguns fotógrafos reclamam que as câmeras Nikon de baixo custo não possuem o motor de foco no corpo da câmera. Isso impede de usar lentes mais acessíveis, que usam esse motor embutido na câmera. Por outro lado, as câmeras Canon possuem o tal motor e mesmo as lentes mais baratas, podem utilizar o autofoco.

Ainda falando sobre lentes, as lentes Canon podem ser utilizadas em outros modelos dessa marca, evitando que você tenha que comprar novas lentes toda vez que fizer um upgrade de categoria na sua câmera. Por outro lado, a Nikon não possui essa intercambialidade e você pode se ver em apuros quando tiver que comprar uma câmera mais sofisticada.

Agora, derrubando ainda mais a Nikon, vejo muitos fotógrafos reclamando da interface dessas câmeras por apresentarem recursos difíceis de usar, e também da sua ergonomia, para aqueles que têm preferências táteis sobre seus equipamentos.

O formato de arquivo RAW, que é um formato de imagem sem compactação, é utilizado na pré-produção, no período pré Photoshop. O fato é que a Nikon utiliza um codec para codificar esse formato RAW, e vejo fotógrafos reclamando que para abrirem as suas fotos no computador, precisam instalar um codec específico. Ainda, a versão antiga do codec não funciona com os novos modelos de câmeras.

Pra piorar ainda mais, as últimas versões do codec não funcionam com versões anteriores do Photoshop. Enquanto os arquivos criados pela Canon abrem facilmente em qualquer computador, sem precisar de qualquer codec específico. Todos os editores de imagens suportam nativamente os arquivos RAW criados pelas câmeras Canon.

Outro ponto que esses fotógrafos defendem é que, se compararmos os equipamentos preço a preço, as câmeras Canon possuem uma definição de cor melhor que as Nikon.

Apesar de todos esses pontos chocantes, vemos alguns fotógrafos que utilizam câmeras Nikon desde o início de suas carreiras e não as troca por nada nesse mundo. Outra vantagem da Nikon é que eles conseguiram alavancar sua tecnologia nas câmeras mais sofisticadas ao utilizar os sensores de imagem fabricados pela Sony, isso tem agradado à muitos fotógrafos exigentes.

Canon ou Nikon ou Sony

mulher fotografando ilhaTudo leva a crer que a Canon é a melhor opção. Seguindo essas premissas acima, a Canon vence facilmente esse desafio. Porém, dependendo da sua finalidade fotográfica, esse jogo pode virar drasticamente.

Neste breve momento do tempo é válido dizer que: se você pretende praticar astrofotografia, a Nikon oferece a solução pra você. Se você quer investir em lentes que funcionam em todos os modelos superiores da marca, a Canon é a melhor escolha.

Podemos considerar que outros players, com bastante poder de pesquisa e inovação, estão contribuindo para elevar o nível de todos os seguimentos de câmeras fotográficas digitais. Isso significa que há cada 6 meses, um recurso que fazia a Canon de ser melhor do que a Nikon, torna-se algo extremamente popular na Sony, e o que parecia ser um diferencial único, se torna um padrão da indústria.

O que eu posso dizer é que "nada supera o conhecimento". Você precisa conhecer a sua finalidade fotográfica e conhecer o equipamento, assim você passará a ser um "melhor escolhedor de câmeras fotográficas" e poderá a qualquer momento, em qualquer mercado, reconhecer qual marca de câmera fotográfica oferece o equipamento que você precisa no momento presente e que de preferência, possa continuar servindo você no futuro.

Enfim, talvez você precise de um modelo Canon para aproveitar aquelas lentes macro, outro modelo Nikon quando estiver fotografando as estrelas, ou mesmo a Sony, quando estiver fazendo fotografias noturnas, aproveitando a sua alta tecnologia de sensores.

Podemos concluir que não existe um equipamento perfeito, e que todas essas marcas cobrem fatias de necessidades específicas do mercado fotográfico. Dizer que Canon é melhor que Nikon, seria como dizer que GoPro é melhor do que ambas.

O usuário final é quem sempre vai definir as funcionalidades que veremos no futuro das câmeras. As tendências apontam para câmeras mais leves, ergonômicas, mais inteligentes (oferecendo um modo AUTO mais coerente), e que ofereçam mais liberdade e maleabilidade de uso para atender a todos os tipos de fotógrafos a um custo aceitável.

Enquanto agradar a todos, custa muito caro... É assim que a banda toca.

Como diria o sábio: "Cada um no seu quadrado".

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



Recomendados

Recomendados