camera digital 

Se você pensava que a fotografia digital foi inventada a pouco tempo, então conheça uma câmera fotográfica dos anos 1975, desenvolvida por engenheiros da Kodak durante um inverno em Rochester. Vamos lá?

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre fotografia, recomendo que você assista a esse vídeo...

 

QUERO VER O VÍDEO

Era 1975, inverno em Rochester, onde pesquisadores da Kodak puderam ter uma visão do futuro com 25 anos de antecedência. Basicamente o aparato foi feito com peças do lixo, o que não impediu a equipe da Kodak de criar a primeira câmera digital “sem filme e sem tinta” do mundo. Uma idéia extremamente futurista para aquela época. 

O pesquisador Steve Sasson da Kodak conta essa história com muito orgulho. Fizemos a câmera com um visual muito estranho e toda feita com peças descartadas de uma câmera Super 8, somadas a um sensor CCD de época e um gravador de fitas cassete. As mesmas fitas que eram usadas para gravar músicas gravavam uma imagem em 23 segundos, esta composta de apenas 100 linhas de resolução. Para visualizar cada imagem era preciso um leitor especial que era conectado a uma TV com imagens em preto e branco. 

camera digital kodak

Naquela época o aparelho foi exibido em eventos públicos, despertando comentários do tipo: “Por que alguém iria querer ver suas fotos na TV? Onde guardar essas imagens? Como será o álbum de fotos eletrônicas? Quando esse tipo de tecnologia chegará aos consumidores?”, mas isso não deixou a equipe da Kodak nem um pouco preocupada, dado tamanho do potencial do invento.

Esse protótipo ficou nas mãos de Sasson como um troféu, além de ter sido patenteado e passo por todos as questões burocráticas internas da Kodak que via o futuro dessa nova forma de fotografia.

Por fim, a Kodak concluiu da seguinte forma:

“A câmera descrita nesse relatório representa a demonstração da primeira tentativa de um sistema fotográfico que pode, com a evolução da tecnologia, impactar substancialmente o modo como as fotos serão tiradas no futuro.”

Após alguns anos a Kodak lançou efetivamente a primeira câmera fotográfica para consumidores comuns.

Criatividade é tudo mesmo!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO