Existe um tipo de pessoa capaz de se colocar sobre uma árvore durante horas esperando o assunto aparecer. Estou falando de um tipo de fotógrafo que vive buscando fotos exclusivas de um certo tipo de assunto também exclusivo. Estaremos passeando pelo mundo das celebridades e descobriremos o porquê dos fotógrafos incomodarem tanto os atores e atrizes de Hollywood. 

O Fotógrafo das Celebridades

kim kardashian paparazziA mídia atual criou o fenômeno “Celebridade”, e existem milhares de pessoas faturando milhares de dólares por ano ao fotografar essas personalidades exclusivas.

Claro, é muito interessante para nós saber como anda a vida de nosso ator ou atriz preferido. Nesse momento entra em cena um profissional ousado, que não mede esforços para capturar as melhores imagens, onde o assunto principal são pessoas quase sempre mundialmente reconhecidas.

Esse tipo de fotógrafo são os tão falados “Paparazzi” que tanto incomodam as celebridades, bisbilhotando suas vidas o tempo todo.

A Vida de Um Paparazzi

igreja Althorp HouseAgora quero contar uma história que vai ajudar a entender como funciona a vida de um paparazzi e sua abordagem ante a uma celebridade.

Um fotógrafo (leia paparazzi) britânico estava sentado do lado de fora da igreja Althorp House por cerca de dez minutos quando, de repente, vários guarda-costas enormes apareceram, aparentemente conversando por suas lapelas.

Havia um dos homens olhando para o portão da igreja, outro atento observando em direção onde eles tinham vindo, e outro sujeito grandão estava olhando para o paparazzi. O fotógrafo pensou: O que está acontecendo?

princesa diana cinzas seu paiA movimentação foi aumentando, mais três pessoas podiam ser avistadas ao longe e já era possível definir que eram mulheres. A igreja passou de quieta a agitada em poucos minutos. Logo foi possível perceber que aqueles homens eram da polícia sobre os direitos de proteção real, e os outros três eram o conde Charles Spencer, Lady Sarah McCorquodale e sua irmã, a princesa Diana. Eles foram andando até o morro, carregando Diana as cinzas de seu pai para colocar no jazigo da família na igreja.

Naquele momento surgiu um inconveniente, a câmera do paparazzi estava no porta-malas de seu carro, sem filme ou lente. (Naquela época ele ainda utilizava a fotografia analógica.) Rapidamente ele correu para o carro, abriu a bolsa da câmera e começou a montar seu kit. Nesse momento os guardas começaram a avançar mais rapidamente em direção ao paparazzi que estava preparando sua câmera para uma sequência de capturas. Os guardas estavam portando armas, e faziam questão de apresentá-las ao fotógrafo. Com as mãos trêmulas, ele preparou o filme enrolando-o no carretel e acoplando a lente.

Um dos cavalheiros da guarda estava prestes a saltar sobre o fotógrafo pensando se tratar de um terrorista! Talvez por receio de que o fotógrafo estivesse preparando uma arma, os guardas averiguaram cada detalhe. Logo os guardas puderam avistar a câmera, eles então relaxaram e abriram espaço para que o paparazzi pudesse realizar seu trabalho.

Apenas uma Câmera e uma Lente

canon a1Os equipamentos dele nem eram tão bons assim... Ele possuía uma lente Sigma e uma antiga Canon A1. Porém isso não impediu das fotos irem para todos os jornais do Reino Unido no dia seguinte, além de publicadas em todo o mundo, continuando a vendê-las durante muito tempo depois.

Para uma hora de trabalho, ele faturou £ 11,000 libras esterlinas (o equivalente a R$ 43,500). Isso na primeira semana, porque ainda continuou faturando pelas fotos durante muito tempo.

Isso pode parecer muito divertido, e na verdade é, mas é apenas uma pequena parte de ser um fotografo de notícias ou um paparazzi.

No próximo artigo falaremos mais sobre esse mundo da fotografia de celebridades e como se tornar um paparazzi. 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.