livro cf
Já Pegou o Seu eBook?
Universo da Fotografia Digital - 26+ dicas de fotografia para ajudar você a fazer fotos matadoras hoje!
Junte-se a mais de 15.000 leitores inteligentes e receba o eBook com dicas imperdíveis para ajudar você a fotografar melhor (é grátis)!
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

sobrevoando havaiFotografia aérea é um campo da fotografia muito interessante, porque você pode explorar um ângulo único e obter fotos exclusivas. Na fotografia aérea, basta mudar um pouco o ponto no espaço para que você altere completamente a composição fotográfica.

Agora que estamos falando de fotografia aérea, podemos pensar em um ponto muito importante que é o tipo de equipamento no qual estaremos elevando nossas câmeras até as nuvens, o mais alto no céu. Teremos uma série de artigos falando sobre fotografia aérea, assim você fica por dentro de como funciona esse tipo de fotografia.

Hoje nós vamos tentar descobrir qual tipo de aeronave é melhor para a fotografia aérea. Vamos lá?

O Desafio da Fotografia Aérea

fotografando aviao neveA fotografia aérea é um grande desafio, mesmo para profissionais da fotografia. Muitas decisões precisam ser tomadas para que se possa obter resultados espetaculares, mesmo utilizando os mais diversos tipos de aeronaves a qualquer hora do dia.

Um requisito importante é o trabalho em equipe e a comunicação que deve haver entre piloto e fotógrafo, tudo para que seja possível obter as imagens desejadas.

A fotografia aérea pode ser praticada a partir de muitos tipos de equipamentos que voam, de balões de ar quente até ônibus espaciais, porém a maioria de nós é limitada em recursos para praticar esse tipo de fotografia.

Vamos citar nessa série alguns aparelhos como: aviões monomotores, helicópteros, ultraleves. Dentre os apresentados, estaremos analisando quais poderemos vir a utilizar para uma experiência futura.

Embraer - Sertanejo

embraer sertanejoProvavelmente a maior parte das fotografias aéreas é feita com aeronaves de asa fixa. Apesar de não serem tão manobráveis como os helicópteros, podemos obter fotos excelentes a partir de uma plataforma desse tipo.

Estamos dentro de um avião, um Sertanejo da Embraer, então surge aquela imagem que gostaríamos de fazer... Como podemos reagir nesse momento? Precisamos encontra o melhor ponto de vista do avião para nos livrarmos do ponto cego criado pela asa, que neste modelo de avião é posicionada na parte inferior da aeronave. Esse é um dos desafios que podemos encontrar durante uma sessão fotográfica aérea.

O Cessna 172 Skyhawk

Cessna 172 SkyhawkProcure obter um avião com asa alta, um bom exemplo desse tipo de aeronave é o Cessna 172 Skyhawk, assim você pode conseguir mais áreas visíveis, coisa que o Sertanejo não ajuda muito. 

Quando fui fazer minhas fotos aéreas com um Sertanejo, tive que ir para a última janela na calda do avião. 

Outro ponto importante é não voar muito baixo, pois isso acaba limitando o campo de visão. Ainda podemos encontrar problemas com aviões de asa alta, pois temos as hastes de sustentação das asas e provavelmente elas estarão atrapalhando suas imagens, então localize o ponto ideal para fazer suas imagens.

Explorando o Avião ao Limite

fotografo voando porta abertaClaro, existe alguns fotógrafos corajosos que voam com as portas abertas, deixando o ar entrar e o vento soprar forte, mas geralmente somos menos acostumados com a aviação, isso pode ser um problema para muita gente, mas a maioria consegue bons resultados fotografando de um pequeno orifício através da janela do avião. De qualquer maneira, o posicionamento da aeronave é muito importante para obtermos um bom alinhamento da imagem e isso depende de um bom piloto, de preferência com experiência em fotografia aérea. A grande vantagem do avião monomotor de asa alta é o seu custo. Provavelmente você irá pagar apenas uma quarta parte do que pagaria por um helicóptero.

Aviões do tipo Cessna 172 são verdadeiras máquinas fotográficas voadoras. Esse tipo de aeronave é barato para se alugar, voa numa velocidade baixa, tem visibilidade e é econômico para o fotógrafo aéreo.

Nossa série sobre “Fotografia Aérea” continua no próximo artigo. Até lá!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja dominar 26 Técnicas Usadas Pelos Melhores Fotógrafos para Fazer Fotos Sensacionais, recomendo que pegue esse eBook agora mesmo.

QUERO MEU EBOOK