helicóptero sobrevoando arquipélago

A fotografia aérea a partir de helicópteros é realmente a mais fácil, porque temos uma plataforma estável para fotografar na maior parte do tempo. Vamos agora entender como podemos usar um helicóptero para fotografar tudo lá em cima! Vamos lá?

Alguns pilotos de helicóptero preparam suas aeronaves para esse tipo de fotografia aérea. É comum que eles removam uma porta para que possamos ter uma ampla área de visão para trabalhar. Essa facilidade pode ser bastante útil já que você pode fazem um pan com a câmera direcionada para o seu assunto mudando o enquadramento enquanto o helicóptero viaja em baixa velocidade e para frente. Os helicópteros também têm uma característica muito impressionante que é a do giro, assim fica muito mais fácil reposicionar para fotografar de um ângulo ou altitude diferente.

Helicópteros Ideais para Fotografia

Robinson R22 voandoExistem também alguns pontos negativos em se fotografar a partir de helicópteros. Primeiro, é bem caro, facilmente alcança os R$ 800 a hora como o Robinson R22 ou até mais, como é o caso dos Helicópteros a Jato que custam R$ 2000, tudo depende do custo operacional da aeronave. É tão caro que se você ficar fotografando por algumas horas, provavelmente o seu cartão de crédito pode vir a “pegar fogo” após um vôo. Você precisa de um helicóptero a jato para sua finalidade? Você pode usar tanto os pequenos Robinsons quanto os enormes helicópteros a jato, o resultado sempre é bom em ambos. Alguns dizem que os helicópteros maiores são mais seguros, mas é melhor deixar de pensar nisso quando estiver fotografando. Curta a vista e fotografe bastante.

Os helicópteros a jato realmente são mais rápidos, então se você estiver viajando por distâncias maiores, eles podem oferecer essa vantagem. Segundo, as vibrações podem se tornar um problema, dependendo de um número de fatores. Um bom piloto consegue um movimento lento para frente e extremamente liso, o que pode ajudar se você precisa passar uma impressão de movimento na imagem.

Técnicas para Fotografar em um Helicóptero

mulher fotografando helicopteroFotografar a partir de um helicóptero, do ponto de vista técnico, pode ser tanto um desafio quanto uma experiência emocionante. Se você não pode remover as portar, use roupas escuras e uma lens shade instalada na câmera. A maioria das janelas são de acrílico, então você provavelmente vai querer fotografar com um ângulo aberto para limitar a profundidade de campo. Manchas nas janelas também podem se tornar um problema, embora você as possa remover utilizando um editor de imagens como o Photoshop ou algum outro. É melhor fotografar em RAW, por essa razão. Faça o que fizer, não coloque qualquer parte do seu corpo ou da câmera em contato com as laterais do helicóptero, porque a vibração será transferida para a câmera e impedirá você de fazer imagens com nitidez.

A vida fica mais fácil se você remover as portas, mas esteja ciente da turbulência que pode ser forte demais. O vento pode ficar bastante forte. Todos os equipamentos devem ser firmemente presos ao corpo ou a um chicote de fios, porque você não queira imaginar o que pode acontecer se uma lente ou outro equipamento caia para fora da porta! Imagine um parasol da lente indo em direção ao rotor de cauda, provavelmente isso pode ter um desfecho ruim. Para ficar tudo mais seguro, use várias câmeras, assim não terá que ficar trocando lentes, cartões ou coisas desse tipo o tempo todo. 

Tente manter a velocidade do obturador em torno de 1/1000 ou mais rápido, se possível, mas também funciona com velocidades mais baixas como 1/500. Se em algum momento a imagem está muito escura e exige um aumento do ISO, é melhor baixar a velocidade do obturador. Nessa configuração a abertura deve estar por volta de f5.6 o que deve funcionar na maior parte do tempo, embora a luz possa desvanecer e você tenha que abrir para f2.8, essa é mais uma boa razão para se usar lentes rápidas.

A nossa série sobre “Fotografia Aérea” continua no próximo artigo!