fotografo freelancer 

O mundo da fotografia é vasto, cheio de glórias e trabalho duro, uma carreira extremamente prazerosa e estimulante. Vamos conferir quais são os primeiros passos para iniciar a sua carreira como fotógrafo freelancer de sucesso, além de recomendar alguns livros para o seu desenvolvimento pessoal. Confira!

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

A fotografia, além de uma forma de arte, é também um estilo de vida e a possibilidade de construir uma carreira de sucesso. Existem muitos fotógrafos que se destacaram no mundo da moda, jornalismo, alguns se especializaram em fotografia de casamento e aniversários. Todos esses nichos da fotografia abrigam uma série de possibilidades de trabalho com ótima remuneração; quem não quer ganhar dinheiro fazendo o que gosta? 

Desenvolva Suas Habilidades Fotográficas

mulher fotografando pastoPara você que deseja iniciar a sua carreira como fotógrafo freelancer, deve, antes de qualquer coisa, desenvolver suas habilidades fotográficas, participando de um curso de fotografia digital. Esse primeiro passo vai deixar você ciente das regras que auxiliam a produzir fotos extremamente impactantes e de elevado valor percebido. Esse tipo de fotografia tem o poder de alavancar a sua carreira como fotógrafo freelancer, tornando tudo muito mais fácil. 

Escolha um Nicho Fotográfico

fotografia rescem nascidoOutro ponto a ser considerado, é a direção que você deseja tomar em sua carreira de fotógrafo freelancer. Existem diversos nichos de mercado, alguns são mais difíceis de acessar, sendo às vezes necessário algum “QI” (Quem Indica) para conseguir uma oportunidade. Seu trabalho diferenciado, certamente vai ajudar a abrir portas onde os outros só veem paredes. 

Normalmente, os nichos de mercado mais fáceis de entrar e com maior demanda são os da fotografia de casamento, retratos de família (bebês, books de grávidas, crescimento do neném) e aniversários. Esses são os mais comuns e mais abundantes. Mesmo aqueles leigos em fotografia vão perceber que suas fotos são profissionais. Será muito frequente encontrar fotos de família que se assemelham a fotos de revista, seus clientes vão adorar essa mágica que você saberá fazer. 

Dinheiro e Fotografia

dinheiro fotografia dollarA fotografia freelancer é um negócio como qualquer outro, por isso você deve se tornar um bom comunicador e criador de experiências positivas para seus clientes. Eles devem ser ensinados a apreciar fotografias de qualidade, isso será feito com a apresentação de amostras do seu trabalho. A leitura de alguns livros sobre empreendedorismo é extremamente recomendável, principalmente aqueles que ensinam como gerir seu dinheiro e a criar ativos de renda. 

Gerir negócios exige conhecimentos que vão além da fotografia, então é com prazer que compartilho essa lista de livros que ensinam a pensar fora da caixa.

Bons livros sobre negócios:

pai rico pai pobre capa

Pai Rico – Pai Pobre – Robert Kiyosaki

segredos mente milionaria capa

Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

o x da questao eike batista capa

O X da Questão – Eike Batista

a lei do triunfo capa

A Lei do Triunfo – Napoleon Hill

como fazer amigos influenciar pessoas capa

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Esses são livros extremamente marcantes, que mudam a forma como você enxerga o seu negócio de fotografia freelancer. Acredito que trazem benefícios não apenas para a vida profissional como fotógrafo, mas auxiliam na carreira da vida como um todo. 

E você, está pensando em se tornar um fotógrafo freelancer?

 

Abraço!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.