passos para aprender fotografia profissional

A fotografia profissional é uma atividade que demanda um constante desenvolvimento pessoal por parte do praticante. Como toda jornada de aprendizado, na fotografia profissional temos algumas “pedras de milha” (como dizem os gringos) a perseguir. Nesse post, você pode conferir quais são os 10 pontos fundamentais para você que deseja dominar a arte de fazer fotos impressionantes e funcionais. Confira!

Aqui estão os 10 passos mais relevantes para quem deseja aprender fotografia profissional, sem se perder pelo caminho.

#01 - Conheça a Sua Câmera

Como disse Sun Tzu em “A Arte da Guerra” “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.” Do mesmo modo, podemos garantir metade da vitória, apenas estudando um pouco mais sobre o equipamento no qual estamos pretendendo fotografar.

Seja uma DSLR ou mesmo um Smartphone, não importa qual for a sua câmera, acredito que conhecer a tecnologia por trás da mágica é fundamental para qualquer iniciante em fotografia. Uma boa fonte para aprender sobre a tecnologia da sua câmera digital é o manual do usuário. Pode parecer óbvio, mas o manual é quase sempre negligenciado e ignorado pelos usuários das câmeras fotográficas (isso se aplica a outros eletrônicos).

Alguns termos técnicos podem parecer estranhos a você no início, mas logo, tudo isso passará a ser habitual e simples de identificar, com o passar dos anos.

#02 - Domine as Regras

Vejo que existem milhões de novos fotógrafos em potencial, e principalmente esses é que precisam de muita orientação técnica para conseguirem ótimas fotos. Talvez você esteja, nesse momento, lendo esse post em um Smartphone. E bem perto da sua mão, existe no mínimo uma câmera fotográfica, com lentes, sensor de imagem, softwares de assistência, além de um pequeno e poderoso computador de bolso. Ufa! Nem parece que você tem tudo isso em um simples celular, mas todo esse potencial está aí.

O que falta para transformar esse Smartphone em uma poderosa câmera fotográfica?

Apenas o conhecimento das regras fotográficas. Existem algumas regras que são bastante populares, e acredito que você já as tenha ouvido falar, tais como: regra dos terços, exposição, profundidade de campo, ângulos baixos, imersão no ambiente do sujeito, etc.

Saber quando usar cada estratégia ou técnica fotográfica, bem como, quando e como combinar tudo isso em uma só imagem, é o que pode definir se a foto vai ou não funcionar. Ou seja, guiar os olhos do espectador por uma aventura sensorial inesquecível.

#03 - Faça um Curso de Fotografia

Você vai precisar de um caminho detalhado a seguir. É como ter um mapa que indica o caminho que leva até o seu objetivo (fotografar belas imagens). Você pode aprender, entre outras habilidades, as 35+ técnicas fotográficas mais recorrentes no meio fotográfico profissional, aqui no Curso de Fotografia Artística - Bootcamp Online. Como esse repertório de habilidades e estratégias fotográficas é possível extrair o máximo de um Smartphone, além de treinar o seu olhar para um nível elevado de percepção da realidade.

#04 - Examine Imagens Até Entender o Fator Wow

Uma boa estratégia para aumentar a sua sensibilidade fotográfica é buscar por publicações importantes, como revistas de moda, natureza, e até mesmo automóveis. A forma como cada sujeito é abordado é diferente em cada estilo de fotografia. Isso acontece porque o assunto da foto tem necessidades específicas. Observar essas características pode ajudar você a compreender a linguagem que o fotógrafo utilizou para destacar, ou até mesmo mascarar, certos aspectos do sujeito, aqueles aspectos mais ou menos favoráveis à mensagem que se queria passar com aquela imagem.

Seja um(a) colecionador de imagens e sinta a emoção que cada uma delas é capaz de produzir no espectador.

#05 - Faça Milhares de Fotos

Fazer milhares de fotos na era digital é algo extremamente normal. Porém, nesse caso, estamos falando de fazer milhares de experimentos fotográficos. Você precisa experimentar cada um das técnicas que você está aprendendo, até compreender realmente o efeito que essa técnica produz como resultado. O conhecimento e a informação por si mesmos não vão lhe dar poder algum. O que fará a verdadeira diferença é a sua ação dirigida pelos seus novos conhecimentos. Agir é a resposta para você que deseja se tornar um fotógrafo(a) melhor a cada dia.

#06 - Fotografe Diferentes Tipos e Sujeitos em Diferentes Condições

Como no exemplo das revistas diversas e suas fotos específicas, é importante que você experimente fotografar diferentes tipos de sujeitos. Você pode começar como Da Vinci, fotografando a natureza, com suas águas escorrendo por pedras em um riacho. Ainda nessa linha, é possível escolher um sujeito vivo, como um gato. Eu recomendo os gatos, porque gatos são animais preguiçosos e quase sempre ficam bem quietos. Por esse motivo, gatos são bons sujeitos para fotografia. Da natureza morta, até a animais e pessoas, você estará adquirindo um senso de resultado importante para a sua jornada de aprendizado de fotografia.

#07 - Leia Livros Sobre Fotografia

Existem bons livros sobre fotografia, e a maioria deles está em Inglês. Um autor que eu recomendo é o Bryan Peterson, com alguns livros interessantes sobre exposição e flash. Tem também o Bruce Barnbaum com seu livro “A Arte da Fotografia”. Se você lê Inglês, esses caras são apenas a pontinha do Iceberg que são os livros sobre fotografia que você pode encontrar na Amazon para estudar. Se o dia tivesse 48 horas, eu poderia ler o dobro.

#08 - Tire Fotos Todos os Dias e Compartilhe-as com um Grupo de Fãs

Nada mais legal para um fotógrafo iniciante do que arranjar um grupo de pessoas para “consumir novas fotos”. Os seres humanos são extremamente ansiosos por novas e surpreendentes imagens. Não é à-toa que o Instagram é a rede social que mais cresce atualmente. Sendo assim, é possível medir a satisfação dos seus fãs ao publicar suas fotos em seus perfil do Instagram. Apesar das limitações, o Instagram pode ser um canal viável para compartilhamento de imagens incríveis. Logo você reúne 10k fãs e pode se tornar um líder nessa aventura que é a fotografia artística.

#09 - Viaje para Lugares Paradisíacos

Não basta apenas dizer: viaje para o Caribe e faça fotos azuis com tons pastéis. Não. Depois de alguns anos fotografando e até mesmo formando um capital através da sua nova habilidade (fotografia) você poderá ter a oportunidade de viajar para lugares paradisíacos, e lá, fazer fotos impossíveis de serem feitas em outros lugares do mundo.

Aqui no site tem um post sobre um fotógrafo que saiu pelo mundo fotografando sua namorada. Ela sempre aparece na foto, de costas, guiando e levando o fotógrafo por uma das mãos.

Quando você tiver paz para fotografar assim, aprender fotografia vai ter valido a pena.

#10 - Assuma a Responsabilidade de Ser o Seu Próprio Fotógrafo

Dizem que “em casa de ferreiro o espeto é de pau”. Você pode ser um comerciante, uma vendedora de imóveis, ou exercer qualquer outro tipo de profissão. Você pode e deve usar tudo que aprender sobre esse assunto para pensar e agir como um(a) fotógrafo(a), independente de levar isso ou não como profissão.

Quando iniciei meu aprendizado de fotografia, meu objetivo era suprir a minha demanda por fotografias profissionais. Depois, usei isso para fotografar meus filhos. Ensinei a minha esposa, que hoje ama postar fotos no Instagram. Sem contar os milhares de alunos que passaram pelo meu Curso de Fotografia Artística e que hoje estão lembrando de tudo o que aprenderam, sempre que pretendem fazer uma nova foto.

O conhecimento influencia em todos os aspectos da vida. Por exemplo: tudo o que eu aprendi sobre fotografia, me ajudou na produção dos vídeos para os meus canais no YouTube. Aprendi que fotografia e cinema são a mesma arte, uma estática e a outra em ilusão de movimento.

Se você o sonho de transformar a fotografia em algo importante na sua vida, desejo todo o sucesso do mundo.

Força e coragem, porque já deu certo!

Uma dica extra do Rodrigo: Deixei um link para um eBook onde eu compartilho 26+ técnicas fotográficas profissionais que vão ajudar VOCÊ a fazer fotos incríveis ainda HOJE (mesmo fotografando pelo celular). Clique aqui e pegue o seu eBook.

EU QUERO MEU EBOOK!



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.