qual aplicativo de camera usar para fazer fotos no celular

Se você está iniciando na arte da fotografia, então, você vai precisar de uma câmera fotográfica para exercitar as suas novas habilidades fotográficas. Os iniciantes nem sempre possuem uma DSLR em mãos, e isso pode impedir que você tenha momentos criativos, fazendo fotos dos mais diversos sujeitos. Veja como podemos resolver o problema da câmera fotográfica, usando apenas um aplicativo para o seu smartphone. Confira!

Muita gente me pergunta: Rodrigo, é possível usar o celular para fazer fotos profissionais? Eu sempre respondo: sim! Porque a fotografia é uma arte que pode ser executada até mesmo com uma câmera pinhole. Então, o celular, com toda a sua tecnologia, vai muito além do que você precisa para exercitar a sua arte fotográfica.

O grande problema de fotografar com o celular é, basicamente, o aplicativo nativo da câmera. Esses aplicativos, em sua grande maioria, vêm com uma “interface” bastante limpa e resumida, com muitas das funções, que fotógrafos profissionais usam, sendo geridas via “software” (no modo automático). Todo esse automatismo impede que essas pessoas possam obter mais controle sobre o resultado das suas fotografias.

Felizmente, é possível contornar esse problema, utilizando um “software” um pouco mais avançado para ter acesso a todas as configurações do “hardware” da sua câmera, no modo manual. Esse é um avanço para fotógrafos amadores, porque permite que você possa usar um celular mediano e extrair dele o máximo de qualidade possível. Incluindo a possibilidade de controlar minuciosamente a exposição, a sensibilidade (ISO), a velocidade do obturador, e até mesmo desligar o foco automático para fazer exposições precisas de um sujeito específico.

Use o Open Camera para Android

modos fotograficos open cameraCom mais de 10 milhões de “downloads” no Google Play o aplicativo Open Camera para Android é umas das melhores opções para você que deseja assumir o controle da câmera do seu celular.

Existem vários aplicativos que são apenas cópias de uma boa ideia. Porém, nesse caso, estamos falando de uma iniciativa original e bem sucedida.

Dificilmente podemos encontrar um aplicativo grátis que não possui anúncios. Com o Open Camera, você precisa se preocupar apenas em configurar os vastos recursos, antes ocultos, da câmera do seu Smartphone.

O Open Camera reflete as capacidades do “hardware” do seu Smartphone. Enquanto nos celulares de entrada, você tem menos recursos nativos, você poderá se maravilhar com os recursos abundantes disponíveis nas câmeras dos celulares intermediários e topo de linha.

Tranque a Exposição e o Foco para Fazer Vídeos para o YouTube

As frequentes variações na exposição e a perda de foco, são dois fatores que podem destruir completamente a qualidade de um vídeo. Uma boa forma de fazer isso é usar o Open Câmera para controlar ambos, exposição e foco, mantendo tudo extremamente estabilizado e profissional. Por exemplo: você pode ajustar a exposição no modo manual e usar o pequeno ícone do cadeado para travar a sua configuração, assim você terá o controle total sobre a exposição da sua imagem, mesmo que o sujeito se mova em frente a câmera.

Você ainda pode fixar o foco no sujeito, o que é muito bom para quem está fazendo um vídeo no estilo talking head para o YouTube. Incrível, não?

Faça Fotos Noturnas Com Menos Ruído

As câmeras de celular, com suas pequenas lentes, sofrem bastante com a pouca iluminação. Em exposições noturnas, a tendência é de que surjam artefatos na imagem, causados pelo ruído no sensor da câmera. Isso pode ser contornado, utilizando a função Noise Reduction, que inclui o Modo de Baixa Luminosidade e uma Otimização da Faixa Dinâmica, capaz de proporcionar fotos de melhor qualidade em ambientes de pouca iluminação.

Experimente o Poder do HDR para Fazer Fotos Contraluz

Esse aplicativo permite, em alguns dispositivos, utilizar a função HDR. Incluindo o alinhamento de bordas e a remoção dos fantasmas que podem surgir durante esse processo.

Utilize Automações para Fazer Fotos Sozinho(a)

Em muitos casos, você está sozinho(a) e precisa fazer uma foto. Com o Open Camera é possível configurar o disparo remoto através de um som. Basta dar um comando de voz ou assobiar e ele fará disparo no mesmo instante.

O aplicativo, que também permite funções básicas como acessar a câmera frontal, adiciona um recurso bastante inteligente chamado “Screen Flash”, onde a tela do seu Smartphone serve como um iluminador para a câmera frontal, o que é muito interessante.

Utilize as Grades para Fazer Fotos Incríveis

open camera gradeUm dos grandes recursos para ajudar você fazer fotos incríveis é a utilização das grades de referência. Usando grades, você pode alinhar os pontos de atenção do seu sujeito com a grade e conseguir fotos mais harmonizadas, que dirigem os olhos do espectador, causando um conforto visual que, consequentemente, aumenta a impressão de beleza da sua foto.

Faça Fotos Com o Tamanho e a Qualidade que Você Precisa

Ter acesso às funções nativas da sua câmera é algo mágico, porque permite que você escolha qualquer uma das resoluções com as quais a sua câmera pode fotografar. Além disso, é possível fotografar para os famosos arquivos RAW (DNG), tão valorizados por fotógrafos profissionais, principalmente por sua característica de decodificação pura, sem qualquer perda de dados ou definição da sua fotografia. Imagens sem compactação (RAW) são excelentes para fotos que precisam ser levadas para pós-produção no Photoshop ou Lightroom.

Grave Horas de Vídeos em MP4 Controlando o Bit Rate

Os aplicativos nativos das câmeras de smartphones quase sempre nos permitem apenas selecionar a resolução do vídeo. O Bit Rate é um fator crucial que define a qualidade e a quantidade gigabytes que um minuto de vídeo pode consumir.

Normalmente, os vídeos em “Full HD” consomem por volta de 12 megabits por segundo, quando filmados com o aplicativo nativo do seu Smartphone. Por outro lado, com o app Open Camera é possível controlar a taxa de dados do seu vídeo, reduzindo o bit rate para algo em torno de 6 megabits por segundo, cortando pela metade o consumo gigabytes no seu cartão SD.

Também é possível escolher a taxa de quadros por segundo que você deseja usar para gravar o seu vídeo. Normalmente, gravamos os vídeos do YouTube em “Full HD”, com 30 frames por segundo. Além disso, é possível gravar até 60 frames por segundo, o que é ótimo para cenas de muita ação.

Como você pode perceber, esse é um aplicativo de câmera para celular que pode atender às suas demandas, tanto para fazer fotografias com absoluto controle técnico sobre os resultados, bem como, transformar o seu Smartphone em uma câmera de vídeo inteligente.

Aqui está o link para o Open Camera no Google Play

Espero que você tenha bons momentos utilizando esse excelente aplicativo de câmera para celular.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Deixei um link para o nosso treinamento, onde eu compartilho 35+ técnicas fotográficas profissionais que vão ajudar VOCÊ a fazer fotos incríveis ainda HOJE (mesmo fotografando pelo celular). Clique aqui para fazer fotos incríveis.

EU QUERO FAZER FOTOS INCRÍVEIS!



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.