iniciante fotografia

Fotografia, além de ser uma arte e de dar prazer a quem pratica, também é uma forma de financiar a vida, com estilo e liberdade. Vamos conferir os primeiros passos para iniciar seu negócio como fotógrafo. Descubra...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Estude Sobre Fotografia Até Dominar Essa Arte

fotografo profissional studioPartindo da ideia de que você já está concluindo ao menos um curso de fotografia, podemos imaginar qual será a sua estratégia para se colocar no mercado de trabalho como fotógrafo. Para muitos essa é uma tarefa árdua, porém para outros tantos é possível encontrar um caminho mais curto e bem sucedido para o mundo da fotografia.

Entrar no negócio de fotografia tem muitas ambiguidades, porém estamos falando de começar a rentabilizar o seu talento e sua habilidade, recém-adquirida em seu curso de fotografia, para efetivamente "viver de fotografia". Essa também é uma meta que quando realizada, eleva o seu estilo de vida, principalmente porque você estará ocupando seu tempo com algo que lhe proporciona muito prazer.

A melhor forma de iniciar um negócio, seja ele qual for, é investindo em conhecimento, se preparando para gerir a sua nova empresa. Não importa se você vai abrir uma firma ou não, uma empresa é um conjunto de ideias que funcionam em prol da sociedade. Se você for auxiliar as pessoas a terem seus momentos eternizados através de suas lentes fotográficas, na mais justo do que considerar-se um empresário(a).

Estude Sobre Negócios e Seja Seu Próprio Patrão

livros de sucesso plateleiraLeia bons livros sobre Educação Financeira (Pai Rico – Pai Pobre, O Homem Mais Rico da Babilônia, Os Segredos da Mente Milionária). Também alguns sobre comunicação e relações humanas (Como Fazer Amigos e Influencias Pessoas).

Você Precisa de um Blog

catalogo fotografico onlineNão importa em qual o tipo de negócio de fotografia você pretenda entrar, você precisa de um Blog para compartilhar com seus futuros clientes (vindos do Facebook ou Google) toda a sua arte fotográfica. Um serviço de blogs interessante é o Wordpress.com.

Monte um portfólio de imagens, as que demonstram melhor o seu talento, insira isso em seu blog. Seus futuros clientes poderão deslumbrar-se com seu talento fotográfico.

Fique atento ao quesito "comunicação", mantenha um bloco de cartões de visita (com o endereço do blog e telefone) sempre à mão para distribuir entre os clientes.

Qual é o Seu Preço?

noiva vestindo dinheiroDefina um parâmetro de preço (por hora, por trabalho) para que você saiba como e quanto pretende cobrar pelo seu trabalho. Por exemplo: Acima de 300 fotos, R$ 20,00 por foto. Evento de 2 horas, R$ 1500 por hora. Muito desses valores ficam apenas em sua mente, servindo como referência para seus novos contratos.

Claro, se você estiver em um país com a economia forte o preço também será muito melhor. No Brasil a fotografia de casamentos é valorizada, sendo a principal fonte de receita para uma grande quantidade de fotógrafos.

Por outro lado, se você vive em um país como os EUA, podemos imaginar um cenário bem mais favorável para esse ramo de negócios. Por exemplo, um fotógrafo no estádo do Texas relatou possuir uma agenda lotada, com mais de 200 casamentos por ano e faturar centenas de milhares de dólares. Depois posto o vídeo das duas Lamborguines dele (sério, ele comprou duas) aqui no Clube. 

Tenha um Modelo de Contrato

assinando contrato fotografia

Por falar em contratos, sempre trabalhe com um contrato assinado pelo cliente. Muitos problemas podem ser evitados quando você tem um contrato descrevendo tudo que o cliente deve esperar de você. Problemas técnicos podem ocorrer e isso deve constar no contrato. Imagine se você perder o seu cartão de memória ou as fotos forem corrompidas? Isso acontece muito e você tem que estar preparado.

Essas são apenas algumas dicas, você pode aprender muito mais em futuras matérias aqui no Clube da Fotografia.
 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.