livro cf
Já Pegou o Seu eBook?
Universo da Fotografia Digital - 26+ dicas de fotografia para ajudar você a fazer fotos matadoras hoje!
Junte-se a mais de 15.000 leitores inteligentes e receba o eBook com dicas imperdíveis para ajudar você a fotografar melhor (é grátis)!
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

fotografia de rua

Lentes com abertura ampla (ou menores f-stops) ajudam você a capturar grandes quantidades de luz, o que permite tirar fotos mais rápido, aumentando a velocidade do obturador.

Deixe-me explicar...

Para tirar boas fotos, o fotógrafo precisa controlar a luz ou a exposição de uma imagem.

O f-stop é um número sem dimensão, que é uma boa medida da nossa capacidade de controlar a luz (e, portanto, a velocidade do obturador).

O que é f-stop?

O número f (f/#) ou f-stop é uma razão entre o comprimento focal (f) das lentes em relação a abertura (D, como visto na frente da lente).

distancia focal

Quanto maior o f/#, mais escura a imagem. Preferidamente (na maioria dos casos), você vai querer injetar tanta luz quanto puder, no menor tempo possível (o que significa um f/# inferior). Lentes grande angulares têm distâncias focais menores.

Por isso, maiores aberturas e distâncias focais menores (ou lentes grandes) resultam em f/stops inferiores, o que é ótimo para fotografar rápido.

Além disso, lentes de abertura maior são mais caras.

Lentes Rápidas e a Fotografia Noturna

Lentes rápidas são ótimas para a fotografar de noite na rua ( principalmente se você não quiser usar o flash). As principais lentes nesta categoria são mesmo nomeadas como lentes noturnas. Por exemplo, o Leica Noctilux-H 50 mm f/0,95.

lente grande angular

Outra grande vantagem dese tipo de lentes é a possibilidade de isolar o assunto. Isso é possível graças a sua baixa profundidade de campo que pode remover todo o ruído de fundo (ruído visual) de um assunto.

As lentes de grande abertura geralmente possuem uma clareza superior, por causa do tipo superior de vidro que essas lentes requerem.

Porque os Fotógrafos de Rua Preferem Lentes Amplas

fotografa de ruaOs fotógrafos generalistas prefiram aberturas maiores por causa dos efeitos interessantes que ela proporciona, como o isolamento assunto, e no caso de lentes boas, um atraente "bokeh", como mencionado em outro post. Fica muito bem em retratos e outras composições estáticas / artísticas.

Talvez esses fotógrafos de rua estejam nos estágios iniciais de suas carreiras fotográficas e momentaneamente obcecados pela profundidade de campo (que só puderam conhecer através de suas DSLRs), que antes não podiam conseguir usando seus smartphones ou câmeras compactas.

Uma boa dica é usar lentes rápidas quando fotografar na rua, mesmo mantendo a abertura em torno de f/5,6-8. O mais legal é que você fica bem servido nas raras ocasiões em que precisar usar stops menores. Além disso, você também pode usá-la mais tarde, dentro de casa. Essa é também uma estratégia para economizar dinheiro com lentes.

Fotógrafos de Rua Não São Bons o Bastante

fotografo rua noiteAlguns fotógrafos defendem que os fotógrafos de rua não são qualificados tecnicamente para realizarem fotos completas.

Se você considerar, há quatro maneiras principais de criar uma boa relação sujeito / fundo: perspectiva, desfoque, contraste e cor; então torna-se óbvio que os dois últimos estão fora do kit de ferramentas de um fotógrafo de rua, especialmente o último, se estiver fotografando em P & B!

Nos resta apenas a perspectiva e a desfocagem. O comprimento equivalente a 35mm é muito usado porque sutilmente distorce a perspectiva - as coisas mais próximas da câmara aparecem inconscientemente mais importantes, sem a distorção óbvia de uma lente mais ampla.

Da mesma forma, uma profundidade de campo muito rasa enfatiza o que está em foco e desfoca o fundo.

Agora é a sua vez de sair pra rua com a sua lente ampla e "mandar ver"!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja dominar 26 Técnicas Usadas Pelos Melhores Fotógrafos para Fazer Fotos Sensacionais, recomendo que pegue esse eBook agora mesmo.

QUERO MEU EBOOK