fotografia pb

E se eu quiser deixar minhas fotos em preto e branco, qual será a melhor forma de fazer isso na fotografia digital? Vamos descobrir como isso pode ser feito sem usar softwares dispendiosos! Confira!

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Nos dias atuais o modo de fotografia em preto e branco ainda é uma das formas preferidas por muitos para retratar certos assuntos. Se você ganhou uma câmera de presente, quer usar a câmera do celular ou está pensando em iniciar uma carreira em fotografia, provavelmente vai desejar fazer algumas fotos em preto e branco para mudar um pouco seus resultados.

Aplicando o Preto e Branco na Pós-produção

mulher preto e branco photoshopComo dissemos em outro artigo, em alguns casos o efeito da fotografia em preto e branco é gerado na pós-produção, usando filtros do Photoshop para dessaturar suas imagens. Para esse efeito, nem é preciso investir em um software editor de imagens, pode usar um editor de imagens gratuito, como o Gimp e fazer até mais do que tirar a cor da foto.

Lembrando que existem ótimos editores de imagens online como o próprio Photoshop.com.

Se você quiser criar designs incríveis com suas fotos, ainda é possível usar o canva.com e dar uma atualizada no visual dos seu perfil no Facebook ou Linkedin, bem como criar capas para seus vídeos no YouTube.com.  

Fotografando em Preto e Branco com sua DSLR

monochrome menu dslrOutra forma de obter imagens em preto e branco é usando o "B&W mode" da sua câmera. Basta procurar em suas configurações que certamente esse modo estará presente. Atualmente é possível criar outros efeitos interessantes, direto na câmera, como o Sépia que deixa as imagens com uma tonalidade amarronzada. 

Cada câmera apresenta um menu peculiar, porém é possível encontrar controles que permitem criar uma vasta gama de tons de cinza em suas fotos preto e branco. 

Fotografia em Preto e Branco no Smartphone

mulher usando smartphoneSe você estiver usando um smartphone, é possível usar um software de pró-processamento de fotos como o Instagram ou qualquer outro similar. Alguns efeitos conseguem estragar as imagens para sempre, então é uma ótima ideia fazer uma cópia (backup) dessas fotos antes de partir para as alterações.

Boas fotos!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.