Restaurar Fotos Antigas 

Uma câmera com 16 megapixels não necessariamente produz fotos de milhões de dólares. Na verdade, a probabilidade é de que com o aumento da qualidade, sua câmera irá capturar defeitos e objetos indesejados em suas fotografias com mais precisão e nitidez. Continue lendo...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Mas não se preocupe, porque com as ferramentas adequadas isso pode ser resolvido. Essas "ferramentas" são, naturalmente, ferramentas de edição que lhe permitem melhorar e transformar suas imagens. Para usá-las de forma eficaz é preciso entender primeiro o que você está editando e então não se empolgar demais com a habilidade recém adquirida.

Agora vamos conhecer os três “R”s da restauração de fotografias, vamos a eles.

Reparando Problemas de Exposição

exposicao imagemA exposição é uma imperfeição que é difícil de detectar quando tiramos as fotos, mas ela aparece claramente quando você vê suas fotos de perto. Isso ocorre por causa da quantidade de luz que é capturada quando uma fotografia é tirada.

Abertura e a velocidade são as duas principais configurações que determinam a exposição. Abertura determina o quanto da lente você expõe à luz, e a velocidade do obturador determina quanto tempo a lente permanece aberta.

Imagens muito escuras são o resultado de fotos sub-expostas. Detalhes em áreas escuras, como sombras, são perdidos e assim aparecem em preto. Valores e detalhes de dentro da foto são comprimidos e produzem um efeito oposto ao desejado.

gato super exposicaoSe houver muita luz, as imagens se tornam mais expostas, perdendo seus detalhes e tornando-se quase totalmente brancas. Isso é muito mais difícil de corrigir, mas existem muitas ferramentas para ajudar. Os ajustes de níveis e curvas de tons são duas maneiras fáceis e eficientes de ajustar a exposição.

A diferença entre as configurações de níveis e curvas precisa ser entendida para que essas ferramentas possam ser usadas eficazmente. O ajuste de nível muda todos os tons proporcionalmente no intervalo de tons de uma fotografia, ao passo que o ajuste de curvas permite que você selecione qual seção da escala você deseja ajustar.

Em outras palavras, use o ajuste de níveis quando precisar clarear ou escurecer a imagem inteira, de outro modo, use o ajuste de curvas quando precisar ajustar apenas a luz, ou apenas os tons escuros. Você também pode usar as curvas em uma camada de ajuste para evitar danos a sua imagem original.

Remoção de Olhos Vermelhos

removecao olhos vermelhosUma das falhas mais encontradas nas fotos é realmente uma das mais fáceis de corrigir: Olhos Vermelhos. O aparecimento de pupilas vermelhas nas fotos ocorre em ambientes com pouca luz, sempre que um flash fotográfico esteja perto da lente da câmera.

A luz do flash bate no olho antes da pupilar poder fechar, então a luz atravessa a pupila e reflete na parte de trás do olho. Esta reflexão é o que causa os olhos vermelhos e dá ao que era um retrato de outra forma celestial, uma conotação ligeiramente demoníaca.

As ferramentas “conta gotas” podem mascarar olhos vermelhos, e usando técnicas de suavização de saturação é possível recuperar os detalhes. Se o resultado parece muito maçante, você pode tentar ajustar a tonalidade e injetar uma cor para corrigir o problema. Algumas ferramentas como a "Red Eye Tool" do Photoshop corrigem olhos vermelhos automaticamente, com apenas um clique direcional.

Também é fácil de remover manchas e defeitos, mas não se empolgue, essa ferramenta é capaz de remover características importantes e a personalidade de suas fotos.

Restaurar Fotos Antigas

restaurar fotos mulherMuitos temos fotos que foram tiradas há muito tempo, muitas vezes por fotógrafos desconhecidos. Mas fotos danificadas e envelhecidas também podem ser restauradas usando técnicas de edição de imagens. No entanto, recuperar fotos antigas e danificadas de modo que pareçam terem sido fotografadas ontem, não é um processo automático.

O que é chamado de “ruídos na imagem”, que é o aparecimento de pintas aleatórias nas fotos, é um dos maiores problemas que qualquer restaurador de fotos antigas tem que enfrentar. Os três principais tipos de ruído são “aleatório”, “padrão fixo” e “estriado”, e dos três, o ruído aleatório é o mais difícil de corrigir, porque é difícil de remover sem perder a textura da foto.

O processo de remoção do ruído pode ser feito através de ajustes dos níveis, curvas e balanço de cores, bem como usando filtros. Os nomes de seus filtros serão diferentes de programa para programa, mas procure algo como “dust” ou “scratch”. 

 

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.