campo baloes

Você está entrando no mundo da fotografia, escolheu a melhor câmera para a sua finalidade fotográfica, agora está em dúvida sobre qual software adquirir para editar suas imagens digitais? Vamos descobrir algumas opções de softwares muito interessantes para os iniciantes em fotografia. Confira!

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

O Photoshop é o Editor de Imagens Mais Famoso

mulher posprocessamento photoshopTodo fotógrafo iniciante precisa se familiarizar com algum tipo de software para edição de suas fotos digitais. Normalmente as edições mais comuns são recortes, aplicação de filtros de cor, aplicação de cor em algum objeto em uma foto em preto e branco, etc. O mais comum é mesmo o crop, que serve basicamente para ajustar o enquadramento da imagem. 

Em qualquer revista de informática, vendidas em bancas aos montes, é possível encontrar dezenas de tutoriais sobre como usar o Photoshop, que é atualmente a principal referência como software editor de imagens nesse mercado de editoração. A maioria das empresas que trabalham com imagens digitais utiliza o Photoshop em algum momento do processo.

Nem Tudo é Photoshop

jovem olhos photoshopO Photoshop é mesmo líder de mercado, mas nem tudo se resume a esse editor. Muitos acham o concorrente da Corel, muito mais empolgante e fácil de usar. O Corel Photo Paint é uma ferramenta similar ao Photoshop, diferenciando apenas na forma como você realiza as tarefas. Pessoalmente utilizo o Photo Paint desde de 1997, e não acredito que esse perca para o Photoshop em nada. Gosto muito dos métodos do Photo Paint para selecionar áreas, criar máscaras.

Ainda, existem softwares livres (de código aberto) muito bons, como é o caso do Gimp, que pode ser o seu primeiro passo nesse tipo de software editor de imagens. Apesar de realizar as tarefas mais importantes, o Gimp se encontra em um nível a baixo, se comparado ao Photoshop e Photo Paint.

Você pode escolher entre o mais "famoso" Photoshop, ou testar outras ferramentas de peso, como é o caso do Photo Paint. Posso dizer que é quase certo que você sempre usará um único software, o tempo todo. Também é certo que em algum momento da sua vida, estará usando o Photoshop para alguma coisa. Incluso ao Curso de Fotografia Online, está um módulo dedicado ao Photoshop, exemplificando o uso desse software durante o processo fotográfico.

A escolha é sua! Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.