lente-para-celular

Fotos de celulares são perfeitas ou não? Essa é uma pergunta que pode ser respondida usando algum conhecimento técnico sobre fotografa. Continua...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre fotografia, recomendo que você assista a esse vídeo...

QUERO VER O VÍDEO

A indústria dos celulares inteligentes (smartphones) está crescendo rapidamente, junto com esses gadgets existe no mínimo uma câmera embutida. Para educar os futuros clientes foi introduzida uma medida que parecia solucionar todos os problemas ao comparar câmeras digitais: o MegaPixel. Sim, esse MP seguido de um número responde até hoje as dúvidas dos futuros compradores de smartphones e até de câmeras DSLRs das mais caras.

Nem só de MegaPixels é feita uma boa câmera

camera iphoneO grande problema de pensar que 16MPs é melhor que 2MPs é que na verdade uma boa câmera não é feita só de megapixels. Para fazer uma foto, com a tecnologia que temos hoje, é necessário usar no mínimo um conjunto óptico e um sensor de imagem. A grande maioria das câmeras de celular não possui um sensor de imagens do tamanho indicado, e o aumento dos MegaPixels é conseguido através de software (ampliação e correção de ruídos na imagem), o que resulta em uma imagem borrada nos detalhes.

Estivemos falando sobre os sensores Full Frame, que são verdadeiramente grandes e com capacidade de capturar milhares de MegaPixels, mas esses sensores são fisicamente maiores, não cabendo dentro de um smartphone moderno.

Como embutir um sensor grande dentro de um smartphone que precisa ser mais fino a cada ano que passa? Mudando o paradigma da fotografia digital. A ciência precisa entrar em ação para produzir sensores full frame usando nano tecnologia. Aí sim, você terá câmeras com muitos MegaPixels sem precisar mentir para o consumidor leigo.

Lentes Fotográficas e Seus Segredos

lente macro iphoneUsar lentes certas para ocasiões especiais é o segredo que todo fotógrafo precisa dominar. Se você não entender sobre abertura, velocidade da lente, e coisas do tipo, provavelmente não vai conseguir fotografar o céu noturno como no post passado. Imagine que seu smartphone não possui lentes nativas, então cadê o conjunto óptico de qualidade para direcionar a luz, filtrar raios ultravioletas e tudo mais? Para o iPhone existe um kit para adaptar uma algumas lentes externamente ao celular, mas é como uma adaptação para corrigir um problema.

As DSLRs Continuam Vivas para os Amantes da Fotografia

mulher morena olhando fotos dslrUma câmera DSLR possui tudo que você precisa para fotografar bem. Claro que algumas também mentem sua quantidade de MegaPixels, nem todas possuem lentes de qualidade, mas é possível comprar esses últimos acessórios para fazer fotografias em condições muito específicas. É possível conectar uma DSLR a um telescópio e fazer fotos das luas do planeta Júpiter!

Atualmente todas as câmeras de smartphones estão perdendo para as DSLRs, o que pode mudar no futuro, mas o custo para produzir um sensor full frame nano tecnológico não deve ser muito baixo.

Podemos constatar problemas de profundidade de campo mesmo em câmeras de smartphones de ponta como o Galaxy S7 e iPhone 7. Falta um conjunto óptico para preparar a luz e entregá-la ao sensor de imagem.

Espero que tenha ajudado.

Boas fotografias!