livro cf
Já Pegou o Seu eBook?
Universo da Fotografia Digital - 26+ dicas de fotografia para ajudar você a fazer fotos matadoras hoje!
Junte-se a mais de 15.000 leitores inteligentes e receba o eBook com dicas imperdíveis para ajudar você a fotografar melhor (é grátis)!
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

oquesaomegapixels

Se você ficou curioso(a) sobre o que são os megapixels de uma câmera digital, esse post vai responder essa dúvida e muito mais...

Diferente do que possa parecer, megapixels não são parentes do minions ou qualquer outro personagem de animação. Estamos falando sobre a medida de qualidade que o mercado definiu, para ensinar pessoas comuns a escolherem boas câmeras digitais, baseando apenas nessa única variável.

Eu falo em outro artigo, sobre qual é a melhor câmera digital e lá você pode conhecer mais sobre essas variáveis que fazem toda a diferença na qualidade das suas imagens.

Então o que é megapixel?

olhos mulher megapixelVamos direto ao ponto. Megapixels quer dizer Mega = Milhão / Pixels = Pontos, então temos um milhão de pontos. Isso significa que a imagem digital é formada por pequenos pontinhos coloridos na tela, e quando temos 1 MP, temos 1 milhão de pontinhos naquela imagem. É uma coisa muito bonita de se ver: um milhão de pontos sendo vistos ao mesmo tempo.

A lógica dos megapixels é que quanto mais pontinhos na tela, melhor será a imagem capturada.

Qual câmera escolher?

mulher fotografa dslr pbOs fotógrafos profissionais buscam adquirir equipamentos com a maior quantidade de megapixels que seus bolsos possam pagar. Porém, mais importante que isso, são os sensores de imagem contidos na câmera. Se você tem uma câmera SLR com um sensor Full Frame de 6 megapixels, essa vai fazer fotos melhores que uma câmera de 8 megapixels do seu iPhone, que possui um pequeno sensor.

Não se preocupe, a batalha dos megapixels levou a indústria a desenvolver sensores cada vez mais poderosos, o deixou as câmeras DSLRs com sobra de megapixels para oferecer.

Nem tudo que reluz é ouro

fotografando o solOutro ponto interessante é considerar que as câmeras muito baratas não possuem sensores tão bons assim, e seus incontáveis megapixels quase sempre são conseguidos via software, através da interpolação da imagem, o que reduz muito a qualidade.

Se você precisa de qualidade, procure algo com um sensor Full Frame, é a melhor coisa que você pode fazer para suas fotos, principalmente se você pretende imprimir isso para ilustrar grandes banners publicitários.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Os 4 Passos Certeiros Para Você Tirar Fotografias Sensacionais Em Menos De 1 Semana, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



Recomendados

Recomendados