mito dos megapixels

Agora temos uma câmera de 2 megapixel na sonda Juno, na órbita de Júpter, o que até parece pouco. Estamos acostumados com smartphones e suas câmeras de 13MPs, e isso faz parecer que quanto mais megapixels melhor. Então, o que dizer do iPhone com câmeras de 8MPs concorrendo com os Androids de 13MPs. Será que a Apple está perdendo essa corrida ou será que os megapixels não são tão importantes assim para se obter fotos de qualidade? Vamos descobrir agora!

Agora, se você deseja aprender como fazer fotos profissionais com sua câmera ou celular, recomendo que você assista a esse vídeo agora mesmo...

O que dá para fazer com 2 Megapixels

mito megapixel 01Por volta da virada do milênio, as câmeras digitais foram sendo classificadas por sua quantidade de megapixels. Por exemplo, uma câmera digital média em 1999 tinha menos de 2 megapixels (MP), nesse cenário a JunoCAM de 2011 seria uma super câmera.

Para compararmos o que significa esses 2 MPs, podemos calcular que imagens desse tamanho não contém pixels suficientes para realizar uma impressão que preencha uma página A4. Afim de cobrir as dimensões de uma folha A4, seria necessário uma imagem em 300 dpi, medindo 2.480 x 3.508 pixels, que dá um total de 8,699,840 pixels, ou pouco mais de 8MPs.

Alguns anos depis já era possível encontrar câmeras compactas com 16MPs, e até DSLRs com 24MPs. Sem falar das câmeras dos smartphones que estão fazendo fama em cima dos megapixels.

Vou pegar um exemplo no tempo para entendermos como isso funciona. O Samsung Galaxy S6 oferecia uma câmera de 13MPs. A câmera do iPhone 5s carro-chefe da Apple - só oferecia 8MPs. Será que isso significa que a câmera do iPhone da Apple era pior do que outras câmeras de smartphones que ofereciam mais megapixels?

A resposta é não, e eu vou explicar porquê.

Desfazendo o Mito do Megapixel

mitos dos megapixels homemÉ errado pensar que quanto mais megapixels seu sensor tem, melhor será a sua imagem.

É claro que isso não impede que vários fabricantes de smartphones e câmeras usem o número de megapixels para fazer a promoção de seus produtos. Estes fabricantes esperam que as pessoas pensem que o número de pixels tem algo a ver com a qualidade da imagem. As pessoas gostam de ver um número que indica se alguma coisa é melhor do que a outra, desse modo, muitos estão sendo tomados por esse engano.

O número de pixels não significa nada, principalmente se o fabricante fez isso espremendo os pixels sobre um pequeno sensor, como é o caso de muitos smartphones com câmera modernos.

Em alguns casos, a fim de alcançar mais pixels, os fabricantes estão construindo pixels menores.

Uma boa câmara deve conter a quantidade certa de pixels para o tamanho do sensor.

É o tamanho dos pixels que conta

Ao invés de tornar os pixels menores, a fim de aumentar a quantidade de pixels que podem ser montados sobre o sensor, a Apple aumentou o tamanho do pixel para 1.5μm (a partir de 1.4μm - essas medições são em micrômetros) e manteve a mesma quantidade de pixels por meio de um sensor 15% maior.

Como Phil Schiller da Apple disse na palestra de lançamento do iPhone 5s: "pixels maiores é igual a melhor imagem". O aumento do tamanho do sensor e tamanho do pixel faz uma grande diferença, aumentando a sensibilidade à luz fraca e reduzindo o ruído.

mito megapixel 02

Por que o sensor da câmera é importante

iPhone 5s sensor cameraO sensor é o que capta a luz e converte o que você vê em uma imagem, ele determina o tamanho da imagem, a resolução, o desempenho em em ambientes de baixa luminosidade, profundidade de campo, a gama dinâmica, e, basicamente, o quão boas suas fotos serão.

O sensor é fundamental para a qualidade da imagem - não importa quantos pixels você tem se o sensor for inferior. A qualidade da imagem depende do tamanho dos sensores, o número de pixels e o tamanho dos pixels.

O tamanho do sensor afeta também o que é gravado no quadro. Sensores menores, estilo crop, capturam menos da cena do que os sensores full frame. Como uma referência, um sensor full frame é o mesmo que um quadro de filme 35mm (36 × 24 mm). O sensor da Apple no iPhone 5s é 15% maior do que no iPhone 5.

Existem vários tipos de sensor. O iPhone possui um sensor CMOS (CMOS significa semicondutor de óxido metálico complementar). O sensor da câmera do iPhone tem sido fornecido pela Sony desde o iPhone 4s. Algumas câmeras utilizam um sensor de imagem CCD, mas os sensores CMOS trabalham de forma mais eficiente, requerem menos energia e lidam com imagens de alta velocidade de um modo melhor, e é por isso que eles tendem a ser usados em smartphones. O Galaxy S6 também possui um sensor CMOS.

Outras características da câmera do iPhone 5s

iPhone 5s camera corpoComo notamos acima, iPhone 5s da Apple oferecia 8MPs, e cada um desses medindo 1.5μm pixels, e um sensor maior, mas há outras melhorias que a Apple realizou na câmara dos iPhone 5s.

O iPhone 5s tinha uma lente com ƒ/2.2 de abertura, isso permite captar mais luz do que o iPhone 5 (e iPhone 5c) com a sua câmera f/2.4 de abertura. A combinação desse sensor de imagem maior e a de abertura maior resultou em um aumento de 33% na sensibilidade à luz, de acordo com a Apple. Porque eram mais sensíveis à luz os iPhone 5s já podiam capturar imagens mais brilhantes com menos ruído.

Outras melhorias que resultaram em melhores fotos foram a lente coberta por cristal de safira; flash com tonalidade real; sensor de iluminação de fundo; lente de cinco elementos; filtro IR híbrido; auto-foco; foco por toque; e estabilização automática de imagem.

Por exemplo, o flash com tonalidade real inclui uma luz âmbar que compensa o balanço de branco e ajuda a obter a melhor temperatura de cor para a tomada, o que leva a tons de pele mais realistas.

Quando mais megapixels é algo ruim

camera palito fosforoComo nós vimos acima, não há nenhuma vantagem em ter mais megapixels em um smartphone, se os pixels são pequenos e o sensor é ruim, mas há outros motivos pelos quais você pode querer evitar os smartphones que possuem mais megapixels.

Quanto mais megapixels em sua imagem, mais megabytes de espaço ela vai ocupar. Se o espaço já está limitado no seu smartphone, uma imagem que ocupa 5MB será um problema. Para contornar esse problema, sua imagem pode ser comprimida - o que significa que você vai perder qualidade de qualquer maneira.

Se a imagem é enorme você pode ficar frustrado quando tentar compartilhá-la no Facebook ou outro site social, porque vai demorar mais tempo para carregar a sua imagem.

Quando mais megapixels é algo bom

O único momento em que pixels extras em uma câmara de smartphone podem ser úteis é quando você precisa revelar detalhes distantes. Os megapixels extras vão lhe dar um pouco de flexibilidade quando precisar fazer um zoom na sua imagem.

Estes pixels extras são ainda mais cruciais quando o zoom da câmera é ruim. Algumas câmeras compactas e todas DSLRs têm zoom óptico, o que significa que o comprimento focal da lente aumenta. Outras câmeras compactas, e quase todos os smartphones têm zoom digital. Nesse caso, a câmara fotografa a imagem inteira e faz um recorte para simular o zoom.

Se você já viu um desses, o Samsung Galaxy S4 Zoom tinha um zoom óptico de 10x - graças ao qual ele se parecia mais com uma câmera compacta do que um smartphone.

mito megapixel 03

mito megapixel 04

Quantos megapixels você precisa?

Ken Rockwell explica como descobrir quantos megapixels você realmente precisa. Se você quiser uma imagem super-nítida você realmente precisa imprimir em 300 dpi (pontos por polegada). Ele explica que você pode calcular quantos pixels você precisa da seguinte maneira:

Comprimento da impressão em polegadas = 4 x (raiz quadrada de megapixels)

Comprimento da impressão em centímetros = 10 x (raiz quadrada de megapixels)

Por exemplo, a raiz quadrada de quatro (megapixels) é dois. 4 x 2 é 8 polegadas. Assim, a maior impressão que você pode fazer sem perder a nitidez em uma câmera de 4MPs é 6 x 8 polegadas (15x20cm). Com uma câmera de 16MPs você poderia chegar até 12 x 16 polegadas (30x45cm).

Seguindo os cálculos de Rockwell, isso significa que o iPhone 5s 8MPs pode lhe entregar uma imagem medindo [raiz quadrada de 8 é 2,8284: 10 x 2,8284 = 28,28427] 28 centímetros de comprimento, ou [4 x 2,8 = 11,3136] 11 polegadas de comprimento.

Em comparação, uma câmera de smartphone de 13MPs pode lhe entregar uma imagem medindo [raiz quadrada de 13 é 3,6055: 10 x 3,6055 = 36,055] 36 centímetros de comprimento, ou [4 x 3,6055 = 14,422] 14 polegadas de comprimento da sua foto.

Como ponto de comparação, o comprimento de uma página A4 é 29,7 centímetros ou 11.692 polegadas, um pouco maior que 8MPs, mas menor do que 13MPs. Acredito que é improvável que alguém vai querer imprimir fotos de smartphone maiores que uma folha A4, de modo que 8MPs parece bastante adequado.

Basicamente, se você quer imprimir uma foto de 10x8 polegadas, 5MPs é suficiente. Se você quiser uma cópia de 14x11 polegadas (ou algo maior), vai ficar muito boa com apenas 7MPs. Se você quer apenas visualizar as imagens em uma tela de computador, então essas imagens só precisam de 1MPs.

mito megapixel 05

Outro ponto é que o processamento de software da Apple é ótimo e consegue extrair todo o potencial do sensor da Sony que utiliza. No entanto, às vezes é também um ponto negativo por sempre manipular a qualidade real da imagem.

Finalmente, concordo que megapixels não são a coisa mais importante do mundo. O ideal é testar a câmera antes de comprar. Verificar alguns comparativos no YouTube e usar o conhecimento que você conseguiu para saber escolher a melhor câmera para o seu caso específico.

Tem muito mais para falarmos sobre Megapixels, câmeras e sensores. Te vejo no próximo post.