terra seca

Fotografar paisagens em meio à natureza requer muita sensibilidade à luz, acima de tudo. Estamos procurando sempre os melhores detalhes para compormos uma cena rica em beleza. Normalmente quando estamos procurando paisagens naturais para fotografar, também esperamos as melhores condições climáticas, como as de uma manhã ou de uma tarde quando a luz está mais baixa e suave.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Sabemos que no mundo moderno nem sempre temos tempo para aproveitar essas condições tão favoráveis, então devemos estar preparados para capturar as melhores imagens em qualquer condição.

Nem Sempre o Clima Ajuda

mulher dia chuvaVocê pega o seu carro, sai para o campo e começa a compor imagens, mas lá no alto, invés de um céu azul você encontra nuvens de chuva? Isso é normal e acontece com qualquer pessoa, seja ela profissional ou iniciante em fotografia. Principalmente quando você está viajando, pois frequentemente você tem apenas uma chance de tirar suas fotos antes de seguir viagem, então você deve fazer o melhor com as condições que encontrar no local.

A boa notícia é que você não precisa se desesperar. Existem situações em que o céu meio nublado cria as melhores condições de iluminação para a sua foto.

Aqui estão algumas situações que você pode explorar quando o céu nublado ameaça o seu dia de campo.

Fotografando a Vida Selvagem

A luz brilhante do sol pode ser um grande problema quando estamos fotografando a vida selvagem. No meio dia, a luz do sol pode criar sombras muito densas, isso torna a exposição muito mais difícil, roubando da sua foto as cores e os detalhes que dão ao sujeito o seu caráter. O pior é que a luz do som pode criar sombras nos olhos do seu sujeito. Como você sabe, o mais importante elemento em fotografias da vida selvagem são os olhos. Se os olhos na sua foto se perdem nas sombras, então a conexão com o sujeito está perdida.

Os animais não gostam de olha para sol mais do que você, assim mesmo no início do dia ou no final da tarde quando a luz está mais suave, pode ser difícil fotografar. Provavelmente você vai encontrar o seu tema fugindo da luz do sol, o que dificulta ainda mais.

gnus na áfrica

Nesse ponto entra o nosso querido clima nublado, pois é nele que você vai encontrar o seu tema pastando tranquilamente pelos campos verdejantes, encontrará também a luz perfeita que permite uma exposição limpa, sem sombras agressivas. Também haverá menos brilho refletido nas superfícies brilhantes (pele de cobra, penas de aves, etc), assim a sua imagem poderá aparecer muito mais colorida.

Gostou das dicas? 

No próximo post teremos mais sobre esse assunto.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.