Fotografar Paisagens

A fotografia se tornou um hábito entre as pessoas, a fotografia digital está popularizando e barateando essa atividade. Agora é possível fotografar, pré-visualizar, salvar ou descartar uma imagem instantaneamente. Mais importante do que escolher a melhor fotografia, é produzir belas fotos. Vamos falar sobre como fotografar paisagens, um assunto bastante fotografado entre os entusiastas da fotografia. Continue lendo... 

Dominar a arte da fotografia de paisagens não é difícil, o complicado é conseguir capturar imagens que se destaquem das outras, é criar algo diferente de tudo que já foi visto. Esta é a verdadeira mágica da fotografia.

Muitos fotógrafos viajam longas distâncias para colocar sua criatividade amostra em uma foto desse tipo. Alguns usam filtros especiais na câmera, complexas técnicas de edição fotográfica em computador, tudo isso para imprimir um estilo único nas imagens. Não que haja algo de errado com essa abordagem, pelo contrário, esse tipo de atitude é admirável.

Técnica Fotográfica para Fotografia de Paisagens

mulher feliz parisAgora vamos falar sobre uma técnica muito interessante e que pode mudar completamente a forma como suas imagens de paisagens são fotografadas. Provavelmente o resultado vai agradar muita gente. A técnica consiste em fotografar paisagens a partir de um ângulo baixo.

Os seres humanos são criaturas de hábitos. Se você está com a câmera nas mãos, e vê uma cena interessante, coloca a câmera na altura dos olhos, compõe e dispara. Se você está usando um tripé, o normal é estender as pernas até o nível dos olhos e fotografar. Então é hora de acabar com esse hábito antigo. Ok?

Da próxima vez que você for fotografar uma paisagem, tente simplesmente se ajoelhar a fim de incorporar, e colocar mais ênfase na imagem do solo. Se você estiver usando um tripé, tente não estender as pernas, para que possa manter a câmera mais próxima do chão. Você vai ficar surpreso(a) com a diferença que isso pode fazer na sua fotografia.

Agora que você conhece essa técnica e já experimentou, tente se abaixar ainda mais para fotografar bem próximo do solo. Desse modo, você estará conseguindo algumas perspectivas diferentes das que a maioria das pessoas fotografa. Coisas como pedras, flores, árvores, lâminas ou vidro, são exemplos de objetos que podem ser incorporados na imagem para torná-la mais interessante. Obviamente que a cena e os elementos de fundo vão determinar o quão baixo você poderá fotografar. Experimente e se divirta!

Trabalhando com a Profundidade de Campo

casal feliz bicicletaComo você incorpora mais elementos de fundo na cena ao utilizar essa técnica, a profundidade de campo, também conhecida como profundidade de foco, pode vir a se tornar um problema. É bastante complicado manter objetos próximos e a paisagem distante em foco ou mesmo tempo. Use uma abertura tão pequena quanto possível. Isso aumenta a profundidade de campo. Você também pode usar uma lente de ângulo largo, o que também aumenta a aparência de uma larga área de foco.

Se isso não for suficiente, experimente mover-se um pouco para trás, isso vai ajudar a manter tudo em foco. Use o botão de preview de profundidade de campo, se a sua câmera tiver um, para ver o quão em foco está essa cena. Se não houver mais dúvidas, certifique-se de que os objetos próximos estão nitidamente em foco. O olho humano frequentemente aceita objetos distantes que estejam um pouco fora de foco, mas embaça os elementos que estejam muito próximos.

Enfim, você pode usar essa técnica para fotografar paisagens de uma forma única, com perspectivas que ninguém mais pensou obter. Você precisa ver as coisas um pouco diferentes, usando baixos ângulos de câmera, e essa é uma forma simples de fazer isso.

Considere um bom curso de fotografia online para aprimorar suas técnicas e ponto de vista fotográfico.