Sax SafariNós sabemos como se parecem as fotografias tiradas por fotógrafos profissionais, e pensamos como nós mesmos, nossa, esses céus são surpreendentes, em que lugar do mundo esse cara conseguiu essa foto? Ou vemos uma fotografia do oceano, com suas criaturas marítimas saltando através de sua superfície que mais parece vidro. Isso tudo não é coincidência, e é isso que faz de um fotógrafo um profissional! Pensar que eles fazem isso não significa que essas técnicas avançadas são restritas para profissionais. Garanto que qualquer pessoal, com um pouco de prática e aprendizado pode fazer isso. 

O que faz um profissional tão diferente?

predios polarizados

A fim de entender como as imagens se transformam dessa forma nas mãos dos profissionais, você primeiro precisa entender o que é a Polarização. Sem colocar você embaraçado com toda parte técnica envolvida, posso dizer que a Polarização é uma forma de filtrar a luz de forma que possamos bloquear certa quantidade de luz que vem paralela à suas lentes. Essa luz de lado como eu prefiro chamar é o que causa aquele visual sem graça na água e o céu aparece com seu azul pálido, e o esverdeado aparece sem contraste e borrado. O Polarizador é uma ferramenta mágica, a qual tem a habilidade de restringir apenas a luz que causa em suas fotografias um visual lavado.

Um polarizador é um filtro que você monta na lente da sua câmera. Está disponível em vários tamanhos e tipos, então não importa qual câmera você possua, você vai encontrar um que sirva. Tenha certeza de se tratar de um produto de qualidade. Mesmo um polarizador com 58mm de diâmetro vai custar por volta de R$ 150. Mas você estará recebendo pelo que você pagou. Prefira os produtos feitos na America, Europa ou Japão, aqueles feitos na China, Filipinas e Malásia são frequentemente de baixa qualidade. 

Um importante aspecto para ter em mente é que os profissionais sempre exploram seus assuntos a frente das suas fotos, e observam o assunto em diferentes momentos do dia, e frequentemente vão observar o mesmo assunto em diferentes épocas do ano. Muitos amantes da fotografia simplesmente não têm tempo para fazer isso. Mas para maximizar suas fotografias e obter o máximo delas, com um filtro polarizado, ainda temos que seguir algumas regras.

Regras de Uso do Polarizador

montanhas no deserto

Um filtro de polarização é uma ferramenta surpreendente, mas quando usada corretamente, você vai obter a máxima performance e melhoria em suas fotografias. Antes de tudo, você alcança a máxima polarização quando o sol está baixo no céu. Isso significa que o amanhecer ou entardecer são os melhores momentos para fotografar paisagens como polarizador. As melhores paisagens não são fotografadas durante o dia, elas são capturadas tipicamente cedo ou tarde; quando o sol está baixo.

Algumas vezes nós não podemos escolher a hora para fotografar, então temos que fazer o melhor que podemos. Quando escolher seu assunto para fotografar, tente colocar você mesmo com o sol começando para a sua esquerda ou direita. Se a luz está a um ângulo de 90º para a direção na qual você está fotografando, você terá a máxima polarização.

Não fotografe diretamente no sol. O efeito da polarização é visível imediatamente, então tome cuidado e vire-se enquanto observa a mudança no efeito. Sempre vire o pequeno anel do filtro, e o efeito de polarização será aumentado ou reduzido. Lembre-se, esse tipo de efeito pode deixar o seu muito azul e a água pode ficar muito limpa e artificial.

A melhor sugestão que eu posso dar a você é que experimente. Sempre observe o assunto. Quando o seu estiver sem nuvens, totalmente azul, sua foto vai acabar furando. As nuvens mudam bastante através de um polarizador, por isso olhe para elas sempre! 

Todos os Caminhos Levam à Roma

mulher romaExistem diversos approaches que os profissionais usam para alcançar essas sensacionais paisagens que nós todos gostamos. Você pode conseguir. Um polarizador quando usado corretamente, e com as dicas descritas aqui no blog, se tornará uma arma maravilhosa em seu arsenal fotográfico. Você vai cair de amores por ela, eu prometo. Mesmo quando estiver fotografando retratos, e outros assuntos, você vai achar utilidade para ela. Em minha humilde opinião, um polarizador é essencial para qualquer fotógrafo, amador ou profissional.