livro cf
Já Pegou o Seu eBook?
Universo da Fotografia Digital - 26+ dicas de fotografia para ajudar você a fazer fotos matadoras hoje!
Junte-se a mais de 15.000 leitores inteligentes e receba o eBook com dicas imperdíveis para ajudar você a fotografar melhor (é grátis)!
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

fotografia_de_casamento

Uma dúvida muito comum é se a fotografia para casamento pode ser tão lucrativa quanto às de natureza e moda. Apesar da fotografia para casamento não incluir royalties, vamos descobrir como podemos lucrar mais e conquistar mais clientes usando bom senso e mágica em nossas fotografias. Continue lendo e descubra isso...

Todo início de carreira merece atenção para a escolha do nicho certo para cumprir suas necessidades como fotógrafo. Claro, um Curso de Fotografia cria uma base geral para o fotógrafo iniciante que pode ser empregada em qualquer nicho fotográfico. As técnicas que se usa em fotografia da natureza são as mesmas da fotografia de produtos, bem como a fotografia de casamentos. Porém, existe sim um meio de se tornar especialista em certo tipo de nicho de mercado, como é o caso da fotografia de casamento. 

Durante a sua carreira de artista fotográfico (um fotógrafo capaz de se destacar internacionalmente), sua missão será capturar a mágica do evento a ser clicado. Esse seu ponto de vista específico e crítico será o seu diferencial dentre os demais. Esse tipo de magia é que define o valor das suas fotos para o mercado. Conheço fotógrafos que vendem pacotes com 200 imagens de casamento por apenas R$ 2500,00, o que pessoalmente considero pouco. 

Agregando Valor com o Photoshop 

fotografia_de_casamento_2

Uma solução interessante é criar relevância nas imagens e agregar valor para aquelas que não foram tão bem ao natural. O Photoshop é uma ferramenta capaz de criar valor para uma imagem, isso não quer dizer criar dinheiro, mas fazer algo muito mais importante: criar mágica a partir das imagens de seus clientes. Todos nós desejamos nos ver belos em nossas fotos e isso pode ser feito com a ajuda de um editor de imagens e um pouco de criatividade + bom senso. 

Não acredito em uma ferramenta capaz de produzir um efeito plano em massa para criar valor para as imagens, pelo contrário: acredito em um artista que seja especialista em produzir imagens valiosas para seu público, seja ele um cliente de casamento ou qualquer outro consumidor de imagens. 

No final das contas, vende melhor a fotografia para casamento aquele que “produz suas imagens”, aquele que dirige a sua sessão fotográfica pensando no que ainda é possível fazer pelas imagens durante a pós-produção. 

Cineastas e Fotógrafos

fotografia_de_casamento_3

Um bom exemplo de fotografia para pós-produção é o de James Cameron (Avatar). Imagine fotografar um filme longa metragem inteiro pensando nos efeitos que se pode fazer depois? É como “casar” o presente com o futuro e usar um pacote de técnicas para “controlar” os resultados da fotografia. 

Bom Senso é Tudo em Fotografia 

O efeito “fake” para a fotografia não pode ser usado de modo que se perceba seu uso. Você precisa dosar o remédio para que não se torne veneno para suas fotos. Um efeito mal feito pode matar uma foto de qualidade. 

Lembre-se: Nem sempre o que é bonito é coerente. 

E você, o que acha de agregar valor para lucrar mais com a fotografia para casamento

Abraço!

 

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO