livro cf
Já Pegou o Seu eBook?
Universo da Fotografia Digital - 26+ dicas de fotografia para ajudar você a fazer fotos matadoras hoje!
Junte-se a mais de 15.000 leitores inteligentes e receba o eBook com dicas imperdíveis para ajudar você a fotografar melhor (é grátis)!
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

negocio fotografia

Você tem medo de iniciar o seu negócio de fotografia ou não sabe por onde começar? Neste post nós vamos falar sobre os primeiros passos, para você que deseja iniciar uma carreira e ter seu próprio negócio de fotografia. Vamos lá?

Vamos partir da ideia de que você é completamente iniciante, tanto em negócios, quanto em fotografia. A partir desse ponto, podemos concluir que você tem duas missões a cumprir:

1) Tornar-se uma pessoa de negócios.
2) Dominar a arte da fotografia.
3) Trabalhar com fotografia.

Missão #01 - Tornar-se uma Pessoa de Negócios

mulher cadeira negociosA primeira missão envolve bastante transformação pessoal e vai exigir de você, expandir as suas capacidades, tanto intelectuais como emocionais. Como você ainda não é uma pessoa de negócios, pode estar acostumada a receber um salário no final do mês, e a partir do momento em que você empreende um negócio, essa impressão de segurança desaparece completamente, porque a partir de agora, você será "o chefe", será responsável por pagar o seu próprio salário. Em alguns momentos você pode até querer se demitir, exigir muito mais de si mesmo, até mesmo entender que é preciso trabalhar o dobro para manter o negócio lucrativo, e acima de tudo; precisa configurar a sua mente de uma outra maneira.

No caminho para se tornar um empreendedor de sucesso, você vai perceber que possui competências inconscientes, ou seja: vai perceber que não sabe o que não sabe. Como saber que não sabe?

O seu maior auxílio nessa caminhada serão os livros, palestras, cursos e workshops. Não se engane; ser o patrão, exige conhecer uma vasta gama de habilidades, incluindo gestão financeira, marketing, relações humanas, psicologia, além de uma profunda habilidade de comunicação.

Normalmente como um empreendedor na indústria da fotografia, seus resultados no início serão próximos de zero, o que é perfeitamente normal, ao passo que você ainda não tem qualquer experiência e não sabe produzir os resultados que você deseja.

Acima de tudo, um empreendedor de sucesso é alguém capaz de produzir resultados sob demanda, resolvendo problemas com eficiência e eficácia, nas mais diversas condições.

Livros sobre Negócios e Empreendedorismo

escada para sucesso livrosRecomendo uma tríade de livros para você começar a compreender como funciona a mentalidade de um empreendedor de sucesso, tanto na fotografia quanto em qualquer outro ramo de negócios.

1) O Homem Mais Rico da Babilônia
2) Pai Rico, Pai Pobre
3) Segredos da Mente Milionária

Como bônus, ainda recomendo "O Lobo de Wall Street" - Volume 1 e 2, para despertar em você o senso da proatividade.

Para cumprir a primeira missão, você vai precisar de bastante perseverança, paixão e comprometimento. Você vai gostar muito mais da pessoa em que terá se tornado, do que do negócio que terá criado.

O lado legal do seu negócio é cuidar do alvará, inscrição estadual. Se você pretende faturar apenas R$ 70 mil por ano, o MEI (Micro Empreendedor Individual) resolve o seu problema e dá direito a uma CNPJ.

Não vou dar aconselhamento financeiro, mas posso contar que o João se deu muito bem, ficando longe dos pacotes de crédito dos bancos. João sempre acreditou que poderia ter todo o dinheiro do mundo, desde que ajudasse seus clientes a terem as fotos que eles queriam. Fica a dica do João... ;)

Missão #2 - Dominar a Fotografia

dominando a fotografiaA segunda missão, passa por adquirir um conjunto de teorias para fundamentar todas as suas ações ao fotografar. Você precisa de pelo menos, um pacote com 35 técnicas fotográficas, para começar a criar a sua percepção artística. Essa mentalidade de fotógrafo vai sendo desenvolvida, através da assimilação das teorias fotográficas e da prática.

Uma prática recomendada, extraída do terceiro livro supracitado, é trabalhar por alguns meses em um estúdio fotográfico já estabelecido, mesmo que em uma atividade secundária, a fim de observar todos os processos que acontecem no ambiente na empresa. Esse conhecimento é extremamente valioso, principalmente por ser empírico e adquirido da prática diária. Se você conseguir ser um fotógrafo auxiliar, poderá ter um ângulo de aprendizado sobre o negócio de fotografia, muito mais profundo, extrapolando todas as possibilidades de aprendizado que você poderia ter. Claro, uma centena de milhares de fotógrafos profissionais concordam que ainda estão aprendendo, principalmente porque a tecnologia evolui todos os dias e que novas possibilidades surgem, exigindo que você se mantenha sempre atualizado(a).

Missão #3 - Comece a Trabalhar com Fotografia

trabalhando com fotografiaO próximo passo é começar a assumir compromissos menos importantes. Você não vai se sentir bem, iniciando na fotografia de casamento, onde suas emoções podem aflorar fortemente. Procure realizar trabalhos na fotografia de eventos, onde temos menos momentos críticos e a chance de praticar suas habilidades é muito maior.

Quando decidir fotografar casamentos, é uma boa ideia verificar os contratos de outros fotógrafos, e tomá-los como um ponto de partida para que você possa entender como oferecer os seus serviços.

A sua postura será um fator decisivo para conquistar a confiança os seus futuros clientes. Nunca tente oferecer um serviço que você não é capaz de realizar, e sempre procure entregar mais do que você prometeu. Essa personalidade responsável se tornará a sua segunda natureza, as pessoas poderão confiar em você e acreditar no seu trabalho a cada dia que passa.

Lembre-se que você não é apenas um fotógrafo como outro qualquer. Fotógrafos comuns são abundantes no mercado. Estamos no século 21, e você precisa se tornar um especialista naquilo que você faz. Quando perguntarem o que você faz, você precisa ter essa resposta simples e concisa:

Eu ajudo pessoas como você a não terem problemas com fotos feias, que ninguém quer ver.

Isso vai despertar a curiosidade da pessoa, e certamente ela vai querer saber mais sobre o seu trabalho. Você agora é diferente, não é mais um fotógrafo entre milhares por aí.

Você Tem uma Missão de Vida

fotografa profissional mulherFinalmente, se você ainda tem medo de oferecer o seu trabalho, pense naquelas milhares de pessoas que serão obrigadas a contratar outros fotógrafos. Talvez esses fotógrafos sejam menos interessados em fotografia do que você, esses que nem estudaram cursos de fotografia, esses que estão no mercado só pra ganhar dinheiro. Você vai mesmo deixar essas pessoas a mercê desses crocodilos? Se você acredita que pode ajudar essas milhares de pessoas, dê o primeiro passo e siga em frente com seu objetivo, desenvolvendo a sua arte e as suas habilidades, tanto fotográficas, quanto sociais.

Você pode estar se perguntando: Quanto é possível ganhar como fotógrafo? A resposta é bastante simples...

Seus ganhos serão proporcionalmente relativos ao valor que você entregar ao mercado.

A resposta para ganhos maiores é entregar mais valor através do seu trabalho. Se você conseguir criar valor com menos esforço, o mérito também será seu. Use a sua criatividade e busque educar-se em todos os aspectos envolvidos em um negócio de fotografia.

O Babilônicos acreditavam que, a Deusa da boa sorte beneficia as pessoas de ação.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja dominar 26 Técnicas Usadas Pelos Melhores Fotógrafos para Fazer Fotos Sensacionais, recomendo que pegue esse eBook agora mesmo.

QUERO MEU EBOOK