Pilhas Recarregáveis para Câmera Digital é a solução para você que gosta de fotografar sem parar e pretende economizar dinheiro. Vamos aprender como escolher a melhor tecnologia de pilhas recarregáveis para utilizar em câmeras digitais e o que devemos observar antes de comprar esse tipo de pilha. Vamos lá?

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre fotografia, recomendo que você assista a esse vídeo...

QUERO VER O VÍDEO

Quando compramos nossas primeiras câmeras digitais, nem sempre observamos se a câmera em questão utiliza pilhas ou baterias recarregáveis. Normalmente, as câmeras mais baratas utilizam pilhas comuns, do tipo AA, em pares ou grupos de 4 pilhas. Claro, essas pilhas alcalinas são muito boas para se utilizar em calculadoras, relógios, eletrônicos que consomem pouca energia. As câmeras digitais não são tão econômicas assim, pois mesmo desligando o flash ainda temos um alto consumo de energia, tornando o uso de pilhas alcalinas comuns algo economicamente inviável.

Câmeras Fotográfias Digitais Baratas Usam Pilhas

pilhas recarregaveis maosA grande solução para câmeras digitais baratas é o uso de pilhas recarregáveis para câmera digital, que após o uso podem ser recarregadas centenas de vezes. Você pode imaginar uma sessão fotográfica com muitos flashs e tudo mais que você desejar utilizar, então basta remover as pilhas da câmera e colocá-las em um carregador de pilhas plugado na tomada de casa.

As pilhas recarregáveis são bem mais caras que as pilhas comuns, ainda temos que calcular o custo do carregador de pilhas que também não é tão barato assim; porém com o tempo, o investimento nesse kit de sobrevivência (pilhas recarregáveis + carregador) retorna em economia e satisfação.

Não vamos citar marcas nesse post, mas posso dizer que existem alguns pontos a serem observados quando for adquirir suas pilhas recarregáveis.

Tecnologias das Pilhas e Baterias

NiMH pilhasExistem dois tipos de tecnologias de pilhas recarregáveis e saber quais são pode ajudá-lo(a) a encontrar a melhor para o seu caso.

O primeiro tipo, o mais antigo, é o NiCd (Nickel Cadmium). Essa tecnologia tem a vantagem de ser mais barata, porém tem menor vida útil e capacidade de carga. Podemos perceber um efeito memória nesse tipo de bateria. Por exemplo: quando utilizamos apenas parte da carga da bateria, pode ocorrer da pilha mentir e não conseguir ser carregada completamente. Para evitar esse efeito, podemos utilizar essas pilhas até que o equipamento não funcione mais, só então devemos submeter essa pilha a uma nova recarga.

As NiCd estão caindo em desuso por seus problemas e por ser altamente poluente.

Agora o segundo tipo de pilha recarregável é o NiMH (Níquel-Metal Hydride), essas são utilizadas atualmente, com muito mais capacidade de carga, maior vida útil, suportam mais recargas se comparadas ao NiCd. Também temos um tipo chamado de LiIon ou Lítio Íon. Essas são muito mais vantajosas, porém ainda muito mais caras que as demais.

As Pilhas Recarregáveis Falsificadas

bateria fake diferencaComo existe muito gente querendo passar a perna nos demais, podemos correr o risco de comprar pilhas recarregáveis falsas. Essas estão povoando o mercado e é bom estar atento a esse tipo de falsificação.

Algumas são tão mentirosas que prometem um desempenho que nem mesmo as originais conseguem. Por exemplo: as pilhas falsas prometem 3800 mAh de desempenho, sendo que as pilhas recarregáveis mais modernas conseguem em média 2800 mAh.

Também podemos estar comprando NiCd por NiMH ou LiIon.

Observem antes de adquirir as suas pilhas recarregáveis para câmeras digitais.

Seja o primeiro a comentar sobre pilhar recarregáveis aqui no blog. 

 

Um forte abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO