
Criar suas primeiras imagens panorâmicas pode ser muito fácil, se você seguir 3 passos simples que estaremos apresentando logo a seguir. As melhores panorâmicas exigem ainda, alguma dedicação e algumas recomendações. Vamos conhecer algumas ferramentas e técnicas para você não ter qualquer problema ao criar suas panorâmicas. Continue lendo…
Quando estamos fotografando várias imagens para produzir panorâmicas, a grande dificuldade é alinhar cada uma delas, paralelamente, para que possam criar uma única imagem panorâmica. Isso é extremamente complicado se você não utilizar os processos corretos.
O Photoshop possui um recurso chamado “Photomerge”, uma ferramenta muito interessante que vai ajudar você nessa tarefa de unir as fotos, sem a sua intervenção.
Antes de Começar a Fotografar Suas Panorâmicas
Fotografar panorâmicas não é tão difícil, basta seguir essas dicas e deixar o Photoshop fazer o resto:
- Sempre use um tripé. Um tripé vai manter a sua câmera sempre estável, evitando imagens tremidas, além de auxiliar no posicionamento de cada imagem.
- Fotografe usando o formato retrato, invés de paisagem. Você terá que fotografar mais imagens para cobrir a mesma área, mas terá menos distorção nas bordas, produzindo uma panorâmica de melhor qualidade.
- Não utilize o Balanço de Branco automático, se não, suas panorâmicas parecerão remendadas. A melhor opção é configurar o balanço de branco da câmera para “Nublado”, ou fotografar em um ambiente diferente do qual o branco esteja calibrado.
Dica: Se você deseja aprender mais sobre as características técnicas da fotografia, ou dominar do Photoshop, considere consultar o nosso curso de fotografia.
Configurando a Câmera para Fotografar Panorâmicas
A primeira coisa que você tem que fazer é configurar a exposição. Selecione a área que você acredita que tenha a melhor exposição, pressione o botão do obturador até a metade, tome nota do f/stop e da velocidade do obturador.
Configure a sua câmera para o Modo Manual e use as configurações do passo anterior, o que vai garantir que a exposição esteja no ponto correto. Se você preferir fotografar no Modo Automático, correrá o risco de ter diferentes configurações de exposição em cada segmento da imagem, e isso se tornará um pesadelo ao tentar corrigir no Photoshop.
O próximo passo é configurar o seu foco. Para configurar esse recurso, foque no assunto principal usando o auto-focus, então o desligue para que a câmera não tente corrigir o foco a cada foto. Com tudo configurado, podemos começar a fotografar nossa panorâmica.
Fotografando Panorâmicas Manualmente
Fotografe a primeira imagem, sempre usando um cabo de disparo ou o temporizador para evitar fotos tremidas. Continue fotografando, sempre sobrepondo 25% de cada imagem. Isso é importante para que o Photoshop funcione corretamente. Seria até melhor se fossem sobrepostas em 50%.
Continue fotografando o mais rápido que você puder. Você não quer que uma nuvem mude a iluminação ou que as condições da imagem mudem, não é mesmo?
O passo final é o mais fácil, se você seguiu todos os passos necessários, o Photoshop vai fazer o trabalho todo para você. Abra o Photoshop e clique no menu File>Automate>Photomerge. Selecione as imagens, clique em Attempt to Automtically Arrange Source Images e então, OK. Após alguns minutos, você terá a sua fotografia panorâmica, perfeita, como você sempre sonhou!
Nota: Atualmente, existem algumas câmeras fotográficas com um recurso especial dedicado a fotografar panorâmicas.
E você? Está fotografando suas panorâmicas?