Foto Sem Câmera

Será realmente possível fotografar sem usar uma câmera fotográfica? Descubra como alguns artistas estão mudando a forma como vemos a fotografia e seus resultados incríveis! Continue lendo... 

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

A alta tecnologia sempre anda junta com a arte da fotografia, mas nem sempre isso é verdade. Podemos encontrar formas de fazer arte, mesmo sem usar uma poderosa DSLR. Você não acredita? Então conheça o trabalho desses fotógrafos artistas que usam apenas luz e produtos químicos e muita criatividade para produzir verdadeiras obras primas. 

Fotografando Sem Câmera Fotográfica

Começando pela artista Susan Derges, que mergulhou alguns papéis fotográficos dentro de um rio, então usou a luz da lua para criar essa imagem. O resultado é impressionante: 

lua

Mas se você ainda não está convencido(a) das novas possibilidades que essa técnica proporciona, então veja a obra de Floris Neususs. Foram utilizados corpos humanos sobre o papel fotográfico. Fizeram várias imagens em diferentes posições, produzindo imagens únicas. 

corpo humano

Como isso é possível?

Além da criatividade do artista, também foram utilizadas folhas de papel fotográfico, pesadamente revestidas com um produto químico chamado “Nitrato de Prata”, substância que é altamente sensível à luz. Para aumentar ainda mais a variedade de efeitos, alguns artistas adicionam água, pedaços de vidro, ou corpos humanos (como vimos acima). 

borboletas

Esse é um perfeito exemplo de técnica de baixa tecnologia que impressiona pela variedade quase infinita de possibilidades. Conhecer fotografia a fundo, é essencial para qualquer tipo de arte com fotografia. 

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.