lua no céu noturno

Fotografar a lua pode ser bastante complicado. Antigamente eu tentava tirar fotos da lua, mas era um verdadeiro desastre, pois a lua ficava parecendo uma grande bola brilhante no céu. Com um pouco de estudo, tentativas e erros, eu aprendi como tirar fotos da lua. 

A lente certa 

lente Canon 100 400mmA primeira coisa que você precisa é de uma lente com um zoom poderoso. A lua pode parecer grande no céu, mas quando você tira uma foto, ela ocupa apenas uma pequena porção da foto. Com uma lente de 50mm, a lua não será mais do que um ponto em sua imagem. A lente usada para fazer essas fotos é uma Canon 100-400mm, essa é bem melhor, mas se fosse com um zoom ainda maior, seria bem melhor.

Mantenha-se estável

A próxima coisa que você precisa é de um tripé. Manter a câmera parada é essencial para capturar uma imagem nítida, e se você estiver usando uma lente de zoom muito forte, qualquer balanço pode ser um grande problema, porque o zoom aumenta o efeito do balanço. Então, o tripé vai firmar a câmera para que você possa tirar uma foto bem nítida. Você também terá que usar a função do timer da câmera ou um shutter release capaz de controlar o obturador da câmera. De outra forma, você pode sacudir a câmera quando for apertar o botão e ter uma foto borrada. 

avião e a lua

Abertura

Qual o número do F-Stop/ abertura eu devo usar? A primeira coisa que vem na mente é usar um número de F-Stop baixo, exemplo f4.0 ou menor para pegar mais luz. Esse é o ponto onde erramos – a lua é a coisa mais brilhante no céu e usar um F-Stop baixo pode estragar a sua lua fazendo-a parecer com o sol.  O F-Stop ideal para fotografar a lua está entre f11 e f16.

Velocidade o Obturador

Para a velocidade do obturador, novamente nós pensamos que deve ser uma velocidade baixa, mas outra vez é o oposto. Desde que a lua esteja brilhando, não precisamos de muito tempo para capturar a luz que ela emite. A lua também se move rapidamente pelo céu – se você estiver usando uma lente de 400mm ou maior, você provavelmente poderá ver o movimento da lua lentamente através do seu visor. Se utilizarmos uma velocidade baixa para o obturador, então o movimento da luz pode causar a perda de detalhes e nitidez. Esse é o motivo pelo qual recomendo uma velocidade por volta de 1/125 – 1/250.

nuvens e a lua

A velocidade do ISO deve ficar por volta de 200-400 e também é bom experimentar diferentes combinações de ISOs, aberturas, velocidades do obturador, seguindo as orientações acima até você ter uma boa exposição da lua. Você precisa experimentar também fotografar a lua em suas diferentes fases.

Recortando

Uma vez que você tem a sua foto perfeita da lua em seu computador. Mesmo com uma lente de 400mm, a lua pode estar aparecendo pequena em sua foto. Se você conseguiu uma foto muito nítida da lua, você pode cortar a sua imagem e até mesmo ampliar um pouco, então a lua vai se encaixar melhor na composição da sua imagem. 

ponte e a lua

Conclusão 

  • Use uma lente de longa distância.
  • Sempre use um tripé e um shutter release ou um teporizador.
  • Não use um F-Stop baixo.
  • Não use uma baixa velocidade no obturador.


Espero que essa dica ajude você a capturar belas fotos da lua!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



Recomendados

Recomendados