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filme digital

Estive consultando a opinião de uma dúzia de fotógrafos e resolvi trazer esse debate aqui para o Clube da Fotografia. Será que a velha fotografia por filme é superior em qualidade quando comparada à fotografia digital? Vamos conferir alguma premissas e tentar ver os dois lados dessa moeda. Vamos lá!

Vantagens do Filme Fotográfico

Tri X em 35mmFotografar com filme, desenvolver esse negativo, depois imprimir usando uma sala escura. Muita gente ainda faz desse jeito quando quer ver o resultado de uma nova foto. Alguns até tentam passar para o digital, mas a praticidade e a qualidade do filme é viciante para esses fotógrafos nostálgicos.

Parece mesmo muito estranho ver alguém falando bem dos velhos filmes, mas o que esses profissionais defendem é que não importa quão bom seja o seu papel fotográfico, a sua impressora e tudo mais; o filme e o processo de revelação químico possui uma gama dinâmica inigualável. Isso significa que a fotografia digital é em sua essência, limitada, por diversos fatores importantes.

E ainda, nada se compara a experiência de produzir fotos em preto e branco usando o papel de prata, como nos velhos tempos. Uma impressão digital não consegue proporcionar sombras negras e intensas como as que uma boa impressão de prata oferece.

Vamos falar da granulação. Nada se compara a um Tri-X em 35mm.

O custo também é um fator. É perfeitamente possível fotografar em câmeras de nível profissional (Leica M2 e Hasselblad), que são equipamentos baratos em comparação com os equivalentes modernos e ainda, duram por décadas. Um amigo usa uma M2 feita em 1962 e é absolutamente confiável. Por último, a aparência de uma impressão baseada em um bom filme é muito difícil de conseguir usando qualquer outra tecnologia. Simplesmente incrível.

Fotos Mais Comprometidas

fotografando espectadorUma das características mais marcantes das câmeras digitais é que você pode apagar as fotos ruins, quase de graça. Essa possibilidade de fotografar quase de graça dá mais liberdade ao fotógrafo, que pode sair clicando tudo, sem qualquer compromisso com o resultado. Por outro lado, fotógrafos que usam filme não fotografam tudo o que veem pela frente, porque eles já sabem o que desejam capturar. É por esse motivo que os fotógrafos de filme fazem as melhores imagens: só aceitam as realmente boas.

Cores Melhores

Filmes transparentes reproduzem uma gama muito mais ampla de cores do que qualquer meio de exibição ou impressão digital.

Melhor Aparência Visual

vespa Fuji VelviaNenhum meio de visualização digital pode igualar o brilho e a vivacidade de uma transparência sob a mesma luz.

A tecnologia Fuji Velvia tem uma gama de contraste de display real de 10.000: 1, que é equivalente ao Dmax 4.0. Nenhum display digital chega perto. É por isso que os slides se destacam em uma mesa de luz: os brancos são dez vezes mais brilhantes, e os negros são muito mais escuros. Um slide simplesmente tem uma gama de exibição maior do que impressões ou monitores de computador.

Sem Perdas na Redução de Ruído

Todas as câmeras digitais usam redução de ruído eletrônico (NR) borrando os detalhes para reduzir o ruído. Issto reduz o ruído, e também reduz texturas e detalhes.

Imagens Mais Nítidas

O filme é sempre nítido. Nunca há qualquer necessidade de ajustes de nitidez, como há no digital.

Não há Balanços e Branco Automáticos Enganadores

O filme tem seu próprio equilíbrio de branco fixo. Ele não pode ser enganado pelo assunto.
Aponte a câmera para algo vermelho ou verde, e você terá vermelho ou verde. Você não tem problemas com o ciano ou magenta mudando várias vezes como tem com câmeras digitais ajustadas para AWB.

Você não Perde os Detalhes

Fuji Velvia detalhesIsto não se aplica a filmes de visualização, criados por profissionais, mas se você fotografa em filmes de impressão, assim como a maioria dos amadores (e que estão disponíveis nas câmeras descartáveis ​​mais populares), é quase impossível de se superexpor um negativo colorido ou preto e branco.

A granulação por compressão de dados é um dos problemas em câmeras fotográficas digitias, principalmente as dos smartphones.  

Não Precisa de HDR

Você nunca vai ter o trabalho de usar o HDR (high-dynamic-range) porque com o filme você não precisa dele.

Cores Velvia Reais

Fuji Velvia 50 filmeA tecnologia digital continua tentando, mas se você quiser o visual espectauclar da tecnologia Velvia, tudo que você precisa fazer é enrolar um pouco de Velvia 50 e fotografar.

Depois, é só colocar ele em sua mesa de luz, e você verá cores e um poder de imagem que você nunca viu em nenhum display digital.

O grande problema é o tamanho "do sensor", ou seja, o tamanho do filme.

Na fotografia digital, o "Full Frame" é o maior tamanho que você encontra disponível, por um preço que nem todo mundo está disposto a pagar. Na fotografia com filme, o "Full Frame" é o tamanho menor e mais comum disponível, não o maior.

Claro, você pode usar filmes menores (110, por exemplo), e também pode trabalhar com sensores digitais externos para conseguir fotos maiores (usando um Back Phase One ou similar), porém é possível conseguir filmes enormes e câmeras para usá-los, que são muito, muito mais baratos do que os digitais.

Existem Filmes Fotográficos Enormes

Polaroid 4x5 filmFaça uma pesquisa por "Polaroid 4x5", e você encontrará câmeras que cutam menos de mil dólares e que fotografam em um filme que mede 4x5", que é cerca de 15 vezes o tamanho de um sensor digital Full Frame.

Então, se você está preparado para fotografar nos formatos médio ou grande, o filme tem uma grande vantagem em termos de detalhes / resolução.

Em termos de cor / tom, etc. isso passar a ser muito mais subjetivo, mas você pode pesquisar por fotos Tri-X ou fotos Velvia, e perceber que a tonalidade preto e branco é muito diferente da digital, e o equilíbrio de cores / vibração é muito melhor.

Finalmente, se você prefere filmes ou não, é apenas uma questão de gosto.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Os 4 Passos Certeiros Para Você Tirar Fotografias Sensacionais Em Menos De 1 Semana, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

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