fotos_em_hdr 

Se você já ouviu falar das fotos em HDR, provavelmente está curioso (a) para entender como isso funciona e como é possível recriar isso com a sua própria câmera. Vamos descobrir como fazer essas fotos em HDR, mesmo que a sua câmera não possua essa função. Confira!

O que é HDR? 

A primeira coisa que devemos entender antes criar nossas fotos em HDR é entender o que é HDR propriamente dito. HDR quer dizer “High Dynamic Range” ou na tradução livre “Alta Gama Dinâmica”, isso quer dizer fotos com grande variação de contraste e luminância, muito além das possibilidades da câmera digital. Diferente dos olhos humanos, as câmeras fotográficas não podem capturar grandes variações de contraste ao mesmo tempo. Para criar fotos em HDR você tem que usar uma série de imagens, com diferentes exposições, para formar uma única imagem HDR. 

Criando suas Imagens HDR 

Você vai precisar dos seguintes requisitos para criar as suas imagens HDR: 

Uma câmera que permita alterar suas configurações manualmente – preferencialmente uma que possa disparar automaticamente. Não precisa ser uma câmera muito dispendiosa, basta apenas que se possa mudar suas configurações de abertura e obturador. 

Um tripé. Esse acessório permite que você mantenha a câmera parada, obtendo sempre a mesma perspectiva do assunto a cada tomada. 

Software editor de Imagens. Você pode usar o software editor de imagens que mais lhe agrada, como Photoshop ou GIMP, o qual é gratuito para download. 

Agora podemos passar para os passos necessários a criação de uma imagem HDR: 

Passo 01: 

Escolha o assunto que você deseja fotografar, configure o tripé e o foco da câmera. Agora você deve alterar as configurações de iluminação. Coloque no modo manual e baixe a exposição em 4 stops. Você pode fazer isso fechando a abertura ou reduzindo a velocidade do obturador em 4 vezes.

hdr_01

Passo 02: 

Uma vez que você realizou a sua primeira fotografia, agora você deve repetir tudo igual, mas elevando a exposição para menos 2 stops.

hdr_02 

Passo 03: 

Agora você precisa fotografar naturalmente, sem baixar ou elevar a exposição.

hdr_03 

Passo 04: 

Faça o mesmo dos passos um e dois, mas agora no sentido da superexposição, em 2 e 4 stops, respectivamente. Você terá nesse momento um total de cinco imagens com diferentes taxas de brilho e contraste. 

hdr_04

hdr_05 

Passo Final: 

Agora você deve abrir essas cinco imagens em seu software editor de imagens a fim mesclar todas as imagens em uma única peça*. A intenção desse passo é utilizar apenas algumas áreas de cada imagem para compor a imagem final. Uma imagem HDR é um mosaico de várias imagens, aproveitando as melhores características de cada uma delas. 

hdr_ok 

*Os passos necessários para realizar a mescla das imagens não serão descritos aqui, pois elas variam muito dependendo do software. 

Por que usar HDR 

Normalmente quando fotografamos uma área muito clara, as demais tendem a se tornar muito escuras. Esse problema ocorre por causa da exposição uniforme do assunto, ficando baixa em alguns pontos para evitar a superexposição das áreas claras. O que o HDR faz é usar as partes da imagem onde a exposição funcionou perfeitamente, produzindo uma imagem HDR de alto contraste, sem partes escuras. Um pôr-do-sol HDR permite visualizar a paisagem em detalhes, enquanto sem HDR deixaria tudo escuro, como uma silhueta. 

E você, agora que entende o que são as fotos em HDR, pode tentar criar suas próprias composições nesse estilo. 

Abraço!