O mundo dos fotógrafos paparazzo é realmente muito emocionante. Podemos concluir que eles precisam fazer fotos em qualquer condição de luz, a qualquer hora do dia ou da noite. Uma cena marcante é a Chuva de Flashs que recai sobre as celebridades quando estas passeiam pelo tapete vermelho na festa do Oscar.

Até agora vimos as câmeras e as lentes de um paparazzo, mas será que estamos esquecendo de algo mais? Claro, vamos conhecer a Iluminação Fotográfica com Flash de um paparazzo! Vamos lá?

Para iniciar a sua carreira como paparazzo você normalmente precisará de dois flashguns de alta potência, uma para cada câmera. A maioria das câmeras vai utilizar as unidades de flash produzidas pelo próprio fabricante da câmera, embora haja outros bons fabricantes de flashguns. A Nikon e a Canon fabricam unidades de flash muito potentes que se integram facilmente com o sistema da câmera e oferecem muitos recursos de que talvez você nunca vá usar. A Metz também é um fabricante de flashs que deve ser considerado. Essas unidades de flash alemãs são bem feitas, são itens de alta qualidade que podem economizar o seu dinheiro. Vale a pena considerar.

Quantas vezes você teve que ficar parado esperando o flash recarregar? Acredito que muitas, mas será que a Angelina e o Brad vão esperar pelo seu flash? Então, o que você pode fazer quanto a isso?

Você deve usar um pacote de baterias externo. Esse pacote contém alguma eletrônica e também algumas células de baterias. Utilizando um pacote do tipo Quantum Turbo, que funciona com a maior parte dos flashguns, você pode fotografar o dia inteiro, sem problemas. Claro que ele não vai segurar a onda se você ficar fotografando muito rápido, mas em 99% das vezes ele vai recarregar o seu flash virtualmente instantaneamente. Esse pacote vai se pagar muito rápido, desde que você não terá que se preocupar com as caríssimas baterias alcalinas.

O pacote de baterias é ligado ao flash por um cabo, este deve sempre ter um de reserva para o caso dele vir a se partir algum dia. Você também pode precisar de um adaptador para permitir ligar dois flashs em um único pacote de baterias.

Provavelmente você vai precisar de algo para carregar tudo isso, assim uma bolsa é essencial. Quando se trabalha com notícia, a velocidade com que você é capaz de retirar a câmera da bolsa é crucial.

Um tripé ou monopé é sempre útil e deve ser mantido no porta-malas do seu carro. Tenha também um limpador de lentes dentro da bolsa, juntamente com as baterias, cartões de memória e notebook.

Agora que conhecemos um pouco mais o mundo dos paparazzo, podemos partir para um exercício prático para você ir conhecendo o seu equipamento. Uma boa maneira de fazer isso é tentar fotografar algumas pessoas jogando em uma quadra de esportes na escola, ou qualquer assunto que exija que você pense rápido e se adapte rapidamente às mudanças de luz e composição.

Ser um fotógrafo de notícias ou mesmo um paparazzo, exige teoria e experimentação. Um bom curso de fotografia pode ser o início de uma carreira como fotógrafo de celebridades.

Pense nisso!

Um forte abraço e até o próximo!