lentes fotográficas

Atualmente quase todos possuem uma câmera fotográfica. Não importa o modelo ou suas características, você sempre pode capturar imagens, algumas vezes com boa outras com má qualidade. Contudo, existe algo capaz de melhorar suas fotografias além das suas habilidades, essa coisa é chamada de lente fotográfica. Continue lendo...

Para que Servem as Lentes

camera fotografica antigaAs lentes fotográficas, também conhecidas como “objetivas”, ajudam os profissionais da fotografia a fotografar melhor e a fazer fotos próximas da perfeição. As lentes fotográficas são objetos de desejo da maioria dos fotógrafos, capazes de agregar imenso valor para a sua câmera fotográfica. 

Segundo a história, a primeira lente fotográfica foi usada em 1830. Com o desenvolvimento da fotografia essa primeira lente foi substituída por conjuntos mais modernos. Atualmente o maior produtor desse tipo de lente é a Canon, sendo seguida de perto pelas Cosina, Danubia, Nikon, Pentax, Olympus. Hoje as lentes fotográficas são usadas em conjunto com o corpo da câmera. 

Tecnologias das Lentes Fotográficas

nikon crcAlgumas lentes utilizam o conceito pinhole. Apesar desse tipo de lente ser restrito em sua resolução, sua qualidade é superior. A lente da câmera é feita de vários elementos. O elemento mais importante é a parte frontal. As lentes modernas são feitas para reduzir o risco de abrasão, reflexos, a não ser que estes sejam usados para criar efeitos específicos. As câmeras digitais Canon possuem um recurso para ajustar a distância das lentes com o plano da imagem. Desse modo você tem as lentes se movendo para garantir um melhor ajuste durante o foco. Esse recurso pode ser encontrado com diferentes nomes, tudo depende do fabricante – a Nikon chama de CRC (close range correction), enquanto que a Hasselblad chama de FLE (floating lens element) por exemplo. Mais importante que qualquer outro recurso atribuído à lente fotográfica, é o vidro com o qual ela é construída. 

Materiais e Boas Práticas

frabrica lente fotograficaAlguns desses materiais incluem vidros feitos com quartzo, plástico e acrílico. Um ponto importante a ser lembrando é que com a lente certa você será capaz de tirar excelentes fotos, então esse tipo de equipamento é uma ótima opção de compra quando se espera melhores resultados de imagem. 

Bons fotógrafos sempre usam boas lentes, não apenas pelo fato de que elas ajudam a fotografar, mas porque possibilitam o uso de suas habilidades de uma forma mais precisa. 

Se você possui uma câmera fotográfica que possibilita a troca das lentes, então será ótimo experimentar algumas variações de lentes para alterar drasticamente a qualidade das suas imagens. 

Continue conosco, estaremos falando muito mais sobres lentes, também teremos alguns reviews esclarecedores. 

Uma dica extra do Rodrigo: Deixei um link para o nosso treinamento, onde eu compartilho 35+ técnicas fotográficas profissionais que vão ajudar VOCÊ a fazer fotos incríveis ainda HOJE (mesmo fotografando pelo celular). Clique aqui para fazer fotos incríveis.

EU QUERO FAZER FOTOS INCRÍVEIS!