livro cf
Já Pegou o Seu eBook?
Universo da Fotografia Digital - 26+ dicas de fotografia para ajudar você a fazer fotos matadoras hoje!
Junte-se a mais de 15.000 leitores inteligentes e receba o eBook com dicas imperdíveis para ajudar você a fotografar melhor (é grátis)!
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

Sincronismo de audio

Se você precisa gravar seu áudio, tanto na DSLR quanto em um gravador externo, vamos dar uma olhada na melhor forma de fazer isso. É óbvio que podemos gravar dois áudios separadamente, apenas clicando no botão de REC em ambos os equipamentos, mas existe outra maneira de gravá-los para que eles fiquem em perfeita sincronia? Vamos descobrir...

Primeiro de tudo, você vai precisar sincronizar o áudio, se você estiver usando vários gravadores de áudio. A sua DSLR é nesse cenério passa a funcionar como dispositivo de sincronização mestres. O relógio da sua DSLR será o responsável pela contagem do tempo e também o áudio perfeitamente sincronizado com o vídeo.

Por exemplo: Seu equipamento de vídeo DSLR básico é uma Canon 6D com um gravador de áudio Tascam DR-60D. Pego uma saída do DR-60D e plugo na entrada de áudio (MIC) da 6D. Nesse setup, eu tenho tanto o gravador externo quanto a DSLR gravando o mesmo áudio, e ainda uma perfeita sincronização pela 6D.

Cada Dispositivo Possui um Relógio Diferente

Zoom H4n gravadorOutro ponto importante sobre a sincronização de áudio. Cada dispositivo tem seu próprio relógio, a menos que você esteja usando equipamentos high-end com entradas bitclock de sincronização. Isso é possível em uma DSLR normal. No entanto, esse não é um grande problema. Filmadoras e outros dispositivos de vídeo têm utilizado relógios realmente precisos, isso por conta da necessidade de manter o sincronismo do padrão NTSC. Se acontece um pouco de entropia, a informação de cor vai embora.

Por outro lado, os primeiros gravadores de áudio digitais não eram muito precisos - eles usavam cristais 100 ppm ou pior, que poderiam produzir fluxos de áudio que se perdem um do outro, logo nos primeiros 5 minutos, em um dia ruim.

Mas atualmente, pelo menos a partir do Zoom H4n, esse gravadores passaram a usar relógios de sincronismo muito mais precisos. Ao compararmos uma filmadora clássica com esses novos gravadores, em uma gravação de uma hora, percebemos que ambos os áudios se mantem sincronizados, com uma diferença mínima e irrelevante.

Batendo Palmas ou Usando uma Claquete

claquete cinemaUma forma de sincronismo clássico é marcar o áudio com um bater de palmas. Você provavelmente viu em muitas produções cinematográficas a claquete, um dispositivo muito utilizado no cinema e na TV. Essa claquete tem números escritos em giz com informações sobre a cena - até porque uma carga de filme 35mm dura em média 10 minutos e essa técnica de sincronização é repetida o tempo todo.

Outra forma de fazer isso e driblar o problema das DSLRs que gravam apenas 30 minutos, é usar um gravador para gravar o evento na íntegra e criar uma pista base de sincronização para tudo. Você pode ter 2 ou 3 câmeras gravando em sobreposição, várias fontes de áudio e depois pode levar tudo isso para a edição.

Vale lembrar que o relógio interno de cada dispositivo tem seu próprio timing. Isso significa que a sincronia perfeita é inalcançável.

Como os Profissionais Sincronizam o Áudio

shure VP83FO que os profissionais fazem é gravar a partir de múltiplas fontes, utilizando um gravador PCM (como o Zoom H4n ou similares) e sincronizar as faixas na pós produção, usando programas como o Plural Eyes. Softwares desse tipo geralmente corrigem também a deriva (que é essa diferença comum entre os relógios internos dos dispositivos)

Há um microfone da Shure, o VP83F, que tem a sua própria memória interna e também transmite o som para a câmera, tendo o mesmo som que a câmera e a memória interna do microfone. Você ainda precisará acionar o botão REC do microfone para gravar na sua memória interna.

Espero que isso ajude nas suas sincronizações. Abraço!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja dominar 26 Técnicas Usadas Pelos Melhores Fotógrafos para Fazer Fotos Sensacionais, recomendo que pegue esse eBook agora mesmo.

QUERO MEU EBOOK