como nao ficar feio na foto

É interessante tocarmos nesse assunto, porque “ficar feio na foto” é uma expressão da nossa cultura. Por outro lado, sabemos que é mesmo possível ficar feio na foto, mesmo sendo consideravelmente bonito ou bonita. Nesse post, vamos descobrir de quem é a culpa quando alguém sai feio na foto e como podemos evitar esse problema. Confira!

Agora, se você quiser conhecer as técnicas fotográficas que ajudaram o Rodrigo a fazer fotos incríveis em pouco tempo e como VOCÊ também pode fazer o mesmo, clique aqui para assistir ao vídeo...

QUERO VER O VÍDEO!

Por Que Ficamos Feios na Foto?

Eu sei, é desagradável assumir que não estamos satisfeitos com a nossa aparência em uma fotografia, seja ela doméstica ou pública. Quantas selfies temos que tirar para fazer uma atualização do Instagram? Sim, várias…

Muitos perguntam o porquê das celebridades aparecerem tão magras e esbeltas na fotos profissionais. O fato é que as celebridades quase sempre estão em forma, além de dedicarem uma quantidade substancial de dólares ao cuidado com a aparência. Afinal, a beleza põe a mesa das celebridades. Mas será mesmo que essas celebridades são tão perfeitas assim? Será que basta clicar uma celebridade e a pose será naturalmente fotogênica? Vejamos…

O renomado cirurgião plástico e psicólogo Dr. Maxell Maltz escreveu em seu livro Psycho-Cybernetics, sobre os fatores que levaram seus pacientes a procurarem pela cirurgia plástica. Ele chegou a conclusão de que seus pacientes não possuíam um problema estético real, mas um problema psicológico. A cirurgia estética não resolvia os problemas psicológicos, o que levava os pacientes a continuarem insatisfeitos com suas aparências.

Em muito casos, as pessoas não se conhecem o bastante para encararem uma fotografia ou um vídeo doméstico. É o efeito da exposição ao espelho. Em outra oportunidade, vamos falar sobre espelhos e fotos. O fato é que as pessoas não estão acostumadas a se verem como um sujeito interagindo com o cenário. Esse também é um fator psicológico que pode ser adaptado com o tempo.

Também existem os casos onde não há qualquer influência da psicologia, tão pouco da falta de cuidados estéticos. A pessoa se sente bonita, recebe elogios frequentes e mesmo assim, fica mal na foto.

Nesses casos mais perturbadores, de quem será a culpa?

#01 - Distorção por Distância Focal

O grande vilão da distorção é quase sempre a distância focal, ou algum efeito derivado dela. Por exemplo: é possível notar uma enorme distorção nas câmeras de smartphones, principalmente quando a câmera está muito próxima do sujeito. Uma foto de selfie, não importa o tipo de celular, tende a distorcer, fazendo com que o nariz fique maior e mais comprido que o normal.distorção distância focal

O olho humano tem uma profundidade de campo similar a uma lente de 50mm. Porém, quando você usa uma DSLR com uma lente de 50mm, ainda encontra alguma distorção. Por outro lado, essa mesma lente consegue fotografar paisagens sem qualquer distorção.

A solução para evitar a distorção por distância focal, usando uma câmera APS-C normal com uma lente de 50mm, consiste em fotografar o sujeito a partir de 1,60m de distância.

Quanto maior o sensor de imagem, mais próximo você pode posicionar a câmera em relação ao sujeito da foto. Por esse motivo, as pequenas câmeras dos smartphones sofrem tanto com esse tipo de distorção.

#02 - Distorção Esférica ou Barril

A distorção barril, como o próprio nome nos faz imaginar, ocorre quando linhas paralelas verticais e horizontais são distorcidas pelo formato da lente, transformando-as em linhas côncavas. Também existe a distorção do tipo almofada de alfinete, que é quando as linhas se tornam convexas.efeito barril e almofada de alfinete

Essas distorções ocorrem também pelo formato da lente em relação ao tamanho do sensor de imagem. Sensores grandes tendem a uma menor distorção esférica.

#03 - Efeito Olho de Peixe nas Lentes Grande Angulares

As lentes com distância focal reduzida, entre 10 e 35mm, as famosas grande angulares, criam um efeito óptico muito interessante, chamado de “olho de peixe”. A imagem tende a encolher no centro e esticar nas bordas. 

lente olho de peixe gopro

Também é muito comum vermos linhas horizontais ou verticais se curvando para formatos côncavos e convexos.

Um bom exemplo desse tipo de distorção é o que vemos nas imagens das câmeras para esportes de ação, como as GoPro e similares.

O ângulo é tão aberto que não há como evitar a distorção.

#04 - Distorção por Iluminação

Não é muito comum pensarmos que a luz tem tudo a ver com o resultado da imagem, mas é exatamente sobre a luz que estamos falando todo esse tempo. A forma como a luz incide sobre o sujeito da foto, principalmente se o sujeito for uma “sujeita”, pode fazer ou estragar uma foto. Existem os recursos da maquiagem profissional para salvar as “sujeitas”, mas se usarmos a luz errada, nem com muita sorte é possível obter uma imagem decente.selfie 4 amigas

O problema é que sem as sobras para valorizar as formas, a imagem tende a parecer chapada e sem volume. Essa distorção luminosa, quando somada a uma câmera muito próxima do sujeito, pode transformar uma pessoa fit (em forma) em uma pessoa fat (gorda).

Se você fizer tudo o que estiver ao seu alcance para não distorcer a imagem do seu sujeito, e mesmo assim as coisas derem errado, ainda é possível usar os recursos da pós-produção no Photoshop para corrigir eventuais aberrações.

Com um pouco de prática no Photoshop é possível transformar um drama em comédia.

No final, a culpa por “ficar feio na foto” pode ser dividida entre o fotógrafo e o sujeito.

Uma dica extra do Rodrigo: Deixei um link para um vídeo onde eu compartilho 3 técnicas fotográficas profissionais que vão ajudar VOCÊ a fazer fotos incríveis ainda HOJE (mesmo fotografando pelo celular). Clique aqui e assista ao vídeo.

QUERO VER O VÍDEO!



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.