livro cf
Já Pegou o Seu eBook?
Universo da Fotografia Digital - 26+ dicas de fotografia para ajudar você a fazer fotos matadoras hoje!
Junte-se a mais de 15.000 leitores inteligentes e receba o eBook com dicas imperdíveis para ajudar você a fotografar melhor (é grátis)!
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

foto-nuvens

No passado, fotografar era caro e pensávamos duas vezes antes de queimar um filme com uma nova foto. Agora, o problema é outro: temos milhares de fotos estocadas no computador, esperando por uma falha no HD para se perderem para sempre. Parece trágico, não é? Vamos conferir agora alguns serviços online onde podemos guardar (salvar mesmo) nossas fotos na internet com segurança. Confira...

Estamos no século 21 e tudo está mais fácil do que nunca. Você pode pegar seu celular e fotografar qualquer coisa em menos de 5 segundos. Se vir um OVNI, não tem problema; basta sacar o Smartphone, clicar o E.T. e logo milhares de pessoas estarão achando que você é um(a) mestre em Photoshop.

Pode parecer tudo muito mais tranquilo hoje, mais fácil, porém existe uma grande falha em toda essa tecnologia: um lugar seguro para guardar todas essas fotos digitais.

Quanto tempo dura uma foto armazenada nas principais mídias que usamos...

DVD-R

dvd r multilaser

 

DVD-R - Se você gravar tudo em DVD, vai poder contar com 5 anos de durabilidade da mídia. Depois, o material desse disco pode vir a fadigar e literalmente descascar, destruindo todo o seu arquivo fotográfico. 

 

 

Disco Rígido

disco rigidoHD do computador – O HD, mais conhecido como Disco Rígido, é um disco magnético encapsulado a vácuo. Um HD teria tudo para ser eterno, não fosse pelo fato de que esse dependente de peças móveis, motores e atuadores. Se um motor falhar, adeus! Existem empresas especializadas em recuperação de dados de HDs danificados, porém o custo do GB recuperado pode ser mais alto do que a sua vontade de ter seus dados de volta.

Pen Drive ou Cartão SD

pen drive sandiskPen Drive – Aha! Achei um jeito de guardar minhas fotos! Não meu amigo, minha amiga. Você achou um jeito de perder seus dados a qualquer momento. Sério, as mídias removíveis são muito fáceis de se corromperem, podendo durar apenas alguns meses, dependendo do uso. Se você guardar a Pen Drive, pode ser que dure 10 anos, como alguns fabricantes clamam. Você quer pagar o preço para descobrir se funciona por todo esse tempo?

A melhor solução no momento é procurar um site para guardar suas fotos na internet...

Google Fotos

A primeira opção é procurar Google Fotos, que é um serviço de edição e gerenciamento de fotos da Google. Nesse caso, você pode aplicar alguns efeitos especiais, alterar tudo à vontade e ainda, ter seus arquivos originais preservados. Com o Google Fotos, todas as suas fotos serão guardadas nos servidores da Google e integradas à sua conta Google+ / Google Drive e acessíveis em toda parte pelo Google Fotos. Isso quer dizer que se o seu computador "explodir", basta acessar o seu Google Fotos de outro computador, ou seu perfil do Google+, ou seu Google Drive e tudo estará lá, pronto para ser baixado, impresso, apreciado. E ainda, é possível acessar suas fotos via smartphone, tablete, e outros dispositivos compatíveis.


Google-Photos-icon-logo

Flickr

Outro serviço onde para gerenciamento de fotos, é o Flickr da Yahoo. Além de poder fazer o upload rápido de todas as suas fotos, ainda é possível armazenar vídeos de até 90 segundos, com no máximo 150 MB. É um serviço muito utilizado por fotógrafos de todo o mundo, não sendo raro encontrar belas imagens do Flicker sendo compartilhadas via Facebook, Pinterest e/ou Twitter. Arquivos gravados nos servidores da Yahoo, se seu computador "ganhar pernas", suas fotos continuam seguras. Acessível via Android e iPhone.


flicker2015

Photobucket

E ainda, o Photobucket, onde você pode editar, e compartilhar com seus amigos. Não há limites para a quantidades de fotos, porém o arquivo não pode ultrapassar o tamanho de 1MB. O upload de vídeos também é possível, com limite de 500MBs por arquivo. Como uma boa rede social de fotos, você pode visualizar suas imagens, as dos seus amigos, e ainda seguir pessoas interessantes.

photobucket2015

Como guardar suas fotos por 200 anos ou mais

ovelha dollyA forma mais segura de guardar suas fotos é certamente criar várias cópias, usar mais de um serviço de armazenagem por vez, e a cada 5 anos dar manutenção em seus arquivos fotográficos. Nem mesmo os filmes ou o papel estão livres de problemas.

Serviços online podem ser atualizados, descontinuados: quem não perdeu alguma foto com a desativação do Orkut?

O formato de arquivo também vai influenciar a forma como você visualiza suas fotos no futuro. Provavelmente os arquivos Jpeg serão visualizados em modo de compatibilidade. Outro fator é o da resolução: os novos monitores 4K estão entregando muito mais detalhes, então o que antes era uma imagem nítida e sem defeitos, passa a ser uma pequena imagem, não tão atraente assim.

Cuide de suas fotos e seus futuros descendentes poderão ter uma ideia de como era a sua vida nesses tempos do prelúdio tecnológico.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja dominar 26 Técnicas Usadas Pelos Melhores Fotógrafos para Fazer Fotos Sensacionais, recomendo que pegue esse eBook agora mesmo.

QUERO MEU EBOOK