estudio_fotografico

Encontrar um espaço em sua casa para montar um estúdio fotográfico simples não é muito difícil, porém exige que você considere alguns fatores antes de tomar a sua decisão. Escolher o lugar que possua cada uma dessas características básicas vai garantir que você tenha um excelente alicerce para criar imagens incríveis! Confira...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Escolha a sua Luz 

sala com luz naturalEmbora muitos possam dizer que a disponibilidade de espaço é o fator mais importante ao escolher uma sala para o seu estúdio fotográfico, a disponibilidade de iluminação pode ser um fator ainda mais crucial. Se você precisa capturar imagens mais cândidas, com uma abordagem mais natural, então você deve encontrar uma sala com uma boa fonte de luz natural para determinar onde estará tomando essas sessões fotográficas. Neste caso, observe a direção da luz que está entrando em casa sala para evitar luzes diretas, priorizando o brilho da luz ambiente. Janelas grandes e portas de vidro com toldos em cima são ótimas para criar esse efeito. Se você decidir fotografar com alguma luz de estúdio, então essa luz ambiente precisa ser controlada e minimizada. 

Espaço para o Estúdio Fotográfico 

estudio fotografia em casaEncontre uma sala em sua casa que permita fotografar a uma distância confortável. Isso vai depender do tipo de assunto que você pretende fotografar. Se você fotografa apenas objetos estacionários, como bebês, então você vai precisar de menos espaço do que ao fotografar famílias inteiras. Lembre-se, quanto mais espeço você tiver entre a sua câmera e o assunto, melhor. Leve em consideração o espaço ocupado pelos equipamentos que estarão compondo o seu estúdio fotográfico, tais como: luzes de estúdio, cadeiras, umbrelas, tudo isso precisa de algum espaço para funcionar. 

Cores do Estúdio Fotográfico 

color cast fotografiaAs cores do espaço que você estará usando são muito importantes para o resultado final de suas fotografias. Cores fortes nas paredes podem produzir o efeito “color cast”, projetando essa cor sobre o assunto, mudando a sua cor real. A melhor solução para qualquer estúdio é pintar as paredes de branco. Essa pintura não só ajuda a evitar influências de cor, mas também atua com uma espécie de refletor, espalhando a luz pela sala, criando uma perfeita distribuição. Você pode até usar uma parede vazia como fundo para suas fotografias. 

Temperatura do Estúdio Fotográfico 

pessoas estudio fotograficoManter a temperatura do estúdio fotográfico em um nível confortável é fundamental para certo tipo de assunto. Por exemplo, manter um recém nascido aquecido, principalmente quando este está sem roupas, é crítico para mantê-lo calmo. A iluminação do estúdio pode ser, em certos casos, suficiente para manter um bebê aquecido, por outro lado, se você estiver usando uma luz natural, talvez seja necessário usar um aquecedor. O oposto ocorre com adultos ou crianças em movimento, que acabam sentindo muito calor por causa das luzes do estúdio; então um ar condicionado é essencial nesses casos. 

Iluminação, espaço e temperatura são os fatores mais importantes a serem considerados ao escolher uma sala para montar o seu estúdio fotográfico. Seguindo essas recomendações, será muito mais fácil deixar o seu veio fotográfico artístico aflorar e produzir retratos ou imagens de extrema beleza e magia. 

E você, deseja montar um estúdio fotográfico? Deixe o seu comentário!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.