temperaturas maximase minimas DSLR

Sair pelo mundo fotografando a natureza pode levar o seu equipamento ao limite, tanto em performance quanto em condições climáticas. Estive falando sobre fotografar no ártico e os cuidados a tomar em situações de frio extremo. Agora vamos dar uma olhada no que os manuais das câmeras dizem sobre operar no frio e no calor com essas DSLRs. Vamos lá!

O que os Manuais das DSLRs Recomendam

mulher fotografando frioExistem alguns conselhos e alertas no manual da câmara, como (exemplos extraídos do Manual de Instruções da Canon EOS 700D):

Não deixe a câmera exposta ao calor excessivo, ou mesmo dentro de um carro sob a luz solar direta. As temperaturas elevadas podem causar avarias na câmara.

Ambiente Operacional Ideal para uma DSLR

dslr camera neveTemperatura de funcionamento: 0°C - 40°C / 32°F - 104°F

Mas estas são temperaturas para as condições de trabalho, para as condições de armazenamento é interessante manter a sua câmera protegida de variações extremas de temperatura, muito altas ou muito baixas.

A Nikon recomenda que você não guarde a câmara onde as temperaturas possam ficar superiores a 50°C ou inferiores a -10°C (Cuidando do equipamento de sua câmera - Parte I - Cuidados e Armazenamento).

Como a Temperatura Pode Afetar a sua DSLR

mulher fotografando neveA temperatura por si só é relevante para a bateria. Temperaturas entre 0 e 40 graus Celsius (32-105 Fahrenheit) estão em um limiar normal de operação.

O corpo da câmera e as lentes não são afetados pela temperatura, mas pela umidade. Quando expostos ao frio intenso pode haver alguma condensação que, eventualmente, pode fritar seus componentes eletrônicos, de modo que a umidade também é um fator considerável.

Uma boa faixa operacional seria entre 10 e 30 graus centígrados e tempo seco (inferior a 70% de umidade relativa).

Agora que você já sabe quais são os principais inimigos da sua DSLR, pode cuidar bem do seu equipamento em qualquer aventura, seja no Sahara ou na Finlândia.

Boas fotos!

QUERO VER O VÍDEO

Recomendados

Recomendados