campos milho

Um fazendeiro veio me contratar para fotografar seus campos de milho e algumas vacas, mas não sei quanto devo cobrar por esse tipo de serviço. Também tenho que entregar o trabalho impresso em papel fotográfico. Como cobrar por isso? Vamos descobrir como podemos cobrar por uma sessão de fotos como essa. Confira!

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Considere a Distância da Locação

fotografando pico montanhaO local é uma fazenda, isso exige deslocamento. Essa é uma das variáveis que fazem o custo aumentar e consequentemente o preço do trabalho deve cobrir esse tipo de coisa. Além do deslocamento, exige alguma exposição ao sol, o auxílio de um assistente de fotógrafo, e uma dose de paciência para conseguir as melhores fotos.

Modelos de Negócio

mostrando fotos dslrExistem duas formas de cobrar um cliente desses, e a primeira delas é por hora. Sim, você pode cobrar por hora, mesmo que não fique o tempo todo fotografando. O bom senso do cliente deve imperar nesse modelo, visto que você não vai ficar clicando a cada segundo. Imagine uma taxa por hora que possa cobrir todas as despesas inerentes a realização desse trabalho.

A segunda forma de cobrar é por pacote. Você combina uma quantidade "y" de fotos dos campos de milho e uma quantidade "x" de fotos das vacas. Esse preço deve ser baseado de forma a cobrir todas as suas despesas, como no primeiro modelo.

Parcerias Duradouras Funcionam

amigo do leaoA questão das impressões em papel fotográfico: Você pode fazer uma parceria com um estúdio de revelação digital e conseguir bons descontos em seus lotes de fotografias. Como você vai levar suas fotos somente para esse estúdio, provavelmente vão querer garantir você como cliente. Existem estúdios de revelação que oferecem descontos maiores, acima de 100, 200 fotos impressas.

Antes de começar qualquer trabalho fotográfico, faça um bom contrato e assine-o junto com seu cliente. Isso garante que ele saberá o que esperar desse trabalho, e quanto terá que pagar por ele.

Boas fotos!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.