livro cf
Já Pegou o Seu eBook?
Universo da Fotografia Digital - 26+ dicas de fotografia para ajudar você a fazer fotos matadoras hoje!
Junte-se a mais de 15.000 leitores inteligentes e receba o eBook com dicas imperdíveis para ajudar você a fotografar melhor (é grátis)!
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

fotografia bebê

Algumas pessoas me perguntam se para fotografar bebês é necessária uma lente para retrato. A resposta para essa pergunta é sempre um sim, e vejamos o porquê disso.

Com uma lente normal você vai precisar ficar muito próximo do bebê. Você pode até tirar uma foto de longe e depois recortar digitalmente, mas pela perspectiva da qualidade, é melhor ter mais imagem para editar do que menos. O fato é que se você se aproximar muito do bebê ele pode estranhar essa sua parafernália fotográfica e pode ser difícil tirar uma boa foto logo de primeira.

A Lente Ideal para Fotografar Bebês

Canon EF 70 200mmClaro que existem exceções para isso, mas confie em mim, é mais fácil ele ficar assustado com você se estiver tentando tirar a foto estando muito próximo dele. Talvez você  tenha que fazer uma foto na casa de um cliente, isso não dá para controlar. Em alguns casos você não tem outra escolha a não ser usar a sua lente padrão.

Se você estiver usando uma 35mm ou uma digital, qualquer lente telephoto ou com intervalo de zoom entre 70mm a 100mm, será suficiente. Se você estiver usando lentes de formato médio, algo entre 100mm e 150mm deverá funcionar. Seja qual for o formato ou a lente, você deve investir em uma proteção para a lente para evitar reflexos.

Medindo o Flash

medindo flashPara consegui uma melhor impressão de qualidade para a fotografia do bebê, uma exposição precisa é importante. Para conseguir isso você vai precisar de um medidor de luz/flash.

A maioria dos medidores de flash é capaz de apresentar duas leituras, uma para a luz refletida e outra para a incidente; porém a leitura da luz incidente é sempre a mais útil.

Além de uma exposição precisa, você vai querer um medidor de flash a fim de garantir que você tenha a quantidade ideal de iluminação para a sua foto, principalmente se você estiver utilizando mais de um flash. Você também pode fazer isso na base da tentativa e do erro, ou mesmo com seus olhos, mas é bem mais fácil se você começar usando um medidor.

Se você está começando e não tem muito dinheiro disponível, eu recomendo o Shepherd Polaris Digital Flash/ Ambient Meter. Esse é barato e dá um resultado satisfatório. Agora se você pode gastar mais, então use um modelo da Minolta ou algo assim. 

Usando um Tripé para Fotografar Bebês

fotografando mae bebeNa grande maioria das fotografias de crianças, um tripé é essencial. Usando um tripé e um cabo disparador remoto você ficará livre para se concentrar em manter um relacionamento com os pais e a criança. Isso funciona muito bem quando você está fazendo fotos da criança com os pais, porque você fica livre para lançar uma bola e até tirar um sorriso da criança.

O tripé e o cabo disparador remoto vão ajudar você a se desgrudar da câmera. Isso vai permitir que você mantenha a relação já estabelecida com os acompanhantes e continuar a conversar com eles de uma forma descontraída e informal. Isso também vai deixar você mais atento ao momento certo de disparar o obturador.

É muito complicado fazer tudo isso se você tiver que ficar agachado no chão, com a câmera na mão e com um dos olhos pressionado contra o visor enquanto o outro está fechado. Eu sempre recomendo o uso do tripé, porque ele deixa a imagem estável como você precisa. Agora vale lembrar que há momentos em que você precisa estar com a câmera nas mãos para capturar os movimentos da criança, esses que não seriam possíveis com um tripé.

Quando Não Usar um Tripé

bebe toalhaEu vou dar um exemplo disso. Se você está fazendo a foto de um bebê com uns 6-7 meses, eles conseguem erguer a cabeça e olhar para um ponto fixo, que pode ser um brinquedo chamativo. Então para esse caso você deve preferir o tripé.

Agora, se o bebê já sabe engatinhar, então ele pode querer sair de foco muito rápido, se arrastando pela casa ou estúdio fotográfico. Nesses casos pode ficar difícil usar o tripé, a não ser que você de algum modo, limite os movimentos para que o bebê não saia do cenário da fotografia.

O importante é que o bebê seja tratado como um astro, porque eles são muito fofinhos. Eu tenho a minha filha e adoro tirar fotos dela. Acho que vai se tornar uma modelo algum dia, quem sabe.

Continuem fotografando seus bebês!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja dominar 26 Técnicas Usadas Pelos Melhores Fotógrafos para Fazer Fotos Sensacionais, recomendo que pegue esse eBook agora mesmo.

QUERO MEU EBOOK