fotografar melhor

Fotografar melhor pode parecer algo inalcançável, mas é isso que faz a diferença entre amadores e profissionais da fotografia. Vamos descobrir como fotografar melhor pode mudar suas fotos e facilitar a sua fotografia. Vamos lá?

A fotografia é uma habilidade que nem todos possuem. Muitos podem ser bons fotógrafos porque essa é a sua profissão e eles aprenderam muito sobre câmeras, lentes e técnicas fotográficas. Pessoas normais fotografam em casamentos, festas de aniversário ou mesmo em viagens, e essas apenas podem ser bons fotógrafos se gostarem de fotografia, mesmo que possuam boas câmeras fotográficas.

O Fator Habilidade Fotográfica

mulher fotografando flores amarelasFotógrafos amadores podem se tornar ótimos fotógrafos se eles gostarem de câmeras e tiverem um profundo interesse em fotografia. É fato que se você não possui qualquer habilidade, mesmo com uma boa câmera, não será capaz de tirar boas fotos, tudo porque o modo automático da câmera não é inteligente o suficiente.

Se você gosta de fotografia e tem todas as habilidades necessárias para tirar fotos, não é necessário ter uma câmera fotográfica muito poderosa, você pode fotografar mesmo com câmeras de média e baixa tecnologia.

Algumas técnicas e habilidades fotográficas são intrínsecas do fotógrafo, tais como fotografar de um bom ângulo, se certificar de que a luz de fundo não está muito forte etc, enquanto outras técnicas podem ser aprendidas durante o estudo das funções da câmera.

Técnicas Fotográficas + Domínio da Câmera = Fotos "Wow!"

mulher fotografando noitePor exemplo, fotografar à luz do dia é muito fácil com qualquer câmera doméstica, nesse caso o modo automático funciona muito bem. Agora no caso das fotografias de interiores e noturnas, tudo fica diferente. É preciso estudar um pouco a cena para obter boas fotos e ainda um estudo extremo para fotografar como um profissional. Para se tornar um bom fotógrafo de interiores e noturnos, você precisa conhecer profundamente sobre algumas funções das câmeras digitais, como abertura, velocidade do obturador, velocidade do ISO, etc. Para diferentes situações a câmera deve ser configurada de diferentes modos.

Atualmente os fabricantes de câmeras estão focando suas atenções para o desenvolvimento de tecnologias que fotografam com pouca luz. Assim é possível possibilitar que os novatos em fotografia possam obter melhores fotografias noturnas.

Corrigindo Erros com o Photoshop

mulher posproducao photoshopOutra forma de conseguir melhorar a qualidade das fotos é através de um software como o Adobe Photoshop. Você pode melhorar as imagens, recortar, mudar as condições de iluminação, etc. Até mesmo erros comuns como olhos vermelhos podem ser corrigidos com esse tipo de pós-produção.

Enfim, alguns erros dos fotógrafos amadores podem ser corrigidos com o Photoshop, mas nada substitui o aprendizado sobre as funções da câmera e as técnicas fotográficas dos grandes profissionais em fotografia.