livro cf
Já Pegou o Seu eBook?
Universo da Fotografia Digital - 26+ dicas de fotografia para ajudar você a fazer fotos matadoras hoje!
Junte-se a mais de 15.000 leitores inteligentes e receba o eBook com dicas imperdíveis para ajudar você a fotografar melhor (é grátis)!
Você estará recebendo o eBook via e-mail.

cinematrografia gravidade

Cinematografia e fotografia, são como comparar a eternidade e o tempo. Qual representa melhor a realidade? Vamos conferir aqui as diferenças entre essas duas ciências e conferir como podemos aprender com cada uma delas, além de um exercício para você começar a fazer o seu filme de cinema ainda hoje...

A Linguagem Cinematográfica

pipoca cinemaCinematografia lida com o movimento - especialmente quando a gramática do cinema entra em jogo, incluindo o foco, movimentos de câmera, a continuidade, a linha dos olhos, eixo, etc. e a necessidade de ter integridade para algo além de um mero quadro, como a edição, os efeitos especiais, de modo a contribuir para a história do cinema.

Com milhares de filmes sendo produzidos por ano, seria impossível para um ser humano assistir a todos eles. Então, vamos assistir pelo menos os melhores...

Nesse sentido, uma fotografia cumpre muito o bem o seu propósito essencial logo que é tirada, porém a cinematografia é parte de um processo a ser concluído mais tarde.

Cinematografia:

Cinematografia é a arte ou ciência da imagem em movimento, é a técnica da fotografia de cinema, incluindo tanto a filmagem e o desenvolvimento do filme. Exige uma percepção holística e uma certa dose de habilidade subconsciente para conseguir manter o interesse do espectador.

Fotografia:

Fotografia é a ciência, a arte e a prática de criar imagens duráveis registrando a luz. Adicionando uma pitada de arte, podemos transmitir emoções ao espectador, e até contar uma história com nossas imagens. Por que não?

E as técnicas fotográficas podem ser usadas no cinema ou apenas na fotografia?

fita filme cinemaImagine que ao filmar para cinema você está fotografando 24 quadros por segundo... Agora veja que esses quadros precisam ser coerentes para que fluam, contando uma história boa de se ver. Nem precisamos imaginar mais para percebermos que o cinema tem muito a contribuir para a fotografia.

Existem técnicas fotográficas como a do espaço ativo, que permitem o movimento do assunto dentro do quadro estático. No cinema isso existe, sendo aplicado a todo momento.

Outro ponto importante é sobre a interferência do fundo com o assunto principal. Mesmo no cinema é necessário tomar cuidado para não estragar uma cena com um fundo que adiciona elementos constrangedores ao assunto principal. A sobreposição do fundo com o assunto pode produzir cenas hilárias e até inadequadas.

Só comentei duas técnicas que são observadas ao elaborar uma cena, imagine que esse pessoal pensa em umas 200 variáveis simultaneamente.

A Definição de Um Cineasta

cineasta e sua camera"Costumo dizer que o cineasta é um fotógrafo ao quadrado."

Uma boa forma de aprender é assistindo a filmes com a fotografia premiada. Se além de acertar a fotografia do seu filme, conseguir passar a quantidade certa de emoção, seu filme pode impactar milhões de pessoas pelo mundo.

E ainda, um cineasta de sucesso é também um profundo conhecedor da psicologia humana. Um fotografo também deveria seguir por esse caminho e começar a estudar o Carl Jung e seus arquétipos. Para não falar demais aqui nesse artigo, deixo você na curiosidade.

Exercício para você fazer o seu filme hoje!

claquete fazendo filmeRecomendo fortemente que você pegue a sua câmera fotográfica, coloque ela no modo vídeo 720p e comece a pensar em uma historinha para ser contada em 5 minutos. Você pode usar bonecas como assunto e o cenário pode ser feito com isopor.

Esse exercício vai proporcionar a você a oportunidade de aplicar todas as técnicas fotográficas que você conhece, além de afiar o seu senso crítico, potencializando as suas capacidades como fotógrafo.

Depois disso, suba sua história para o seu canal do YouTube e deixe o link aqui nos comentários. Nós e mais alguns milhares de pessoas, vamos curtir muito ver a sua produção cinematográfica espalhada pelo mundo. Ah! Ainda dá pra garantir um jabá com os anúncios do YouTube rodando em todos os seus vídeos.

Vou falar mais sobre isso em outro post. Volto depois...

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Os 4 Passos Certeiros Para Você Tirar Fotografias Sensacionais Em Menos De 1 Semana, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



Recomendados

Recomendados