lago na floresta verdeFotografia, principalmente a fotografia da natureza não deve se tornar algo muito complicado. Infelizmente, com as diversas funções que uma câmera fotografia digital moderna disponibiliza, e com um manual que é quase impossível de ler, a maioria prefere confiar e deixar a câmera no modo automático.

Se você leu isso e se identificou, então continue lendo, pois temos boas notícias para você. Existem diversas maneiras de capturar ótimas fotos sem ter que entender todas as complexidades da sua câmera fotográfica. Desse modo, deixe a sua câmera no modo automático e continue aprendendo para tirar fotos incríveis. 

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Claro que seria ótimo que você aprendesse sobre Abertura, Velocidade do Obturador, pois essas são as configurações que você precisa entender para que realmente melhore como fotógrafo. De todo modo, também será ótimo obter resultados rapidamente, então teremos 5 dicas que vão ajudar você a melhorar a suas fotografias… e do jeito low-tech!

Dica para Fotografar Melhor # 1: Tire suas fotografias na melhor luz possível 

garota amanhecerVocê deve ter ouvido falar que a melhor luz para fotografar é a do amanhã e a do entardecer, quando a luz está mais suave e colorida. Esta é uma boa regra para a maior parte do tempo. Porém nem sempre essa luz é a melhor para o seu caso, pois você evitar os contrastes e as sombras quando fotografa ao meio dia. 

Alguns temas realmente funcionam melhor em dias nublados, como vimos em posts anteriores. Para animais e pessoas, os dias nublados ajudam a deixar a luz mais suave e evitar que o tema fique estrábico por causa da luz. Para tirar fotos em florestas, os dias nublados são muito melhores, porque evitar os fortes contrastes que são um grande problema em dias de sol.

Dica para Fotografar Melhor # 2: Fotos de Paisagens

velha fazenda cercasFotografar a paisagem pode criar uma composição mais interessante. Muitas fotos podem ficar mais interessantes se você der um zoom para trás, ou mesmo se afastar um pouco para capturar o que está em volta do tema. É muito importante que o ambiente que está envolta do tema adicione impacto a imagem. 

Por exemplo, digamos que você está fotografando uma antiga fazenda rústica. Você poderia adicionar ainda detalhes à foto usando uma cerca de arames cobrindo o alinhamento das estacas, ou colocando uma estrada de cascalho, para conduzir o olho na imagem. Ou quando fotografar uma cachoeira, você poderia tentar ir um pouco mais para baixo, para filmar o riacho com a cachoeira no fundo de um ângulo mais interessante. 

Essas são apenas duas dicas que vão mudar a sua forma de fotografar. Teremos as demais na parte 2 do post!  

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja saber Como Aprender as Técnicas Fotográficas dos Melhores Profissionais e Fazer Fotos Incríveis, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO



rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube da Fotografia acredita que a fotografia artística é uma forma de promover arte, desenvolvimento pessoal, integração com a natureza. Acima de tudo, acreditamos que a fotografia artística é capaz de libertar pessoas empreendedoras, levando a arte fotográfica como profissão.